Microfone óptico ouve com luz

Os microfones não parecem estar apenas dando alguns passos: eles parecem estar passando por um verdadeiro renascimento.

Microfone óptico ouve com luz
Esta é a parte do microfone fabricada em uma pastilha de silício. O laser é montado na parte inferior. [Imagem: Matthieu Lacolle]
Depois de usar microfones para mapear salas, e eventualmente espionar você, cientistas agora deram "poderes ópticos" aos microfones.
Além de ficarem hipersensíveis ao som, a incorporação da tecnologia óptica deu um senso de direção aos microfones.
"Pense nos equipamentos de videoconferência tradicionais. Várias pessoas estão sentadas em torno da mesa, mas o microfone foi colocado de tal forma que sua recepção do som fica abaixo do ideal. Com a nova tecnologia, um microfone será capaz de 'ver' de onde o som vem, pegar a voz da pessoa que está falando, e filtrar as outras fontes de ruído na sala," explica Matthieu Lacolle, do instituto Sintef, na Noruega.
Microfone que ouve com luz
Em termos simples, um microfone é composto de uma membrana que vibra quando é atingida pelas ondas de som.
No novo "microfone óptico", há uma uma superfície de referência que fica atrás da membrana, e o som é registrado medindo a distância entre as duas.
"Nós fazemos isso medindo ondas de luz de um laser microscópico. Então nós podemos dizer que o sensor desse microfone de fato vê o som," acrescenta Lacolle.
Usando o laser é possível medir movimentos muito pequenos, tornando o microfone sensível a sons muito fracos.
Uma membrana fina o suficiente deu a ele sensibilidade suficiente para detectar a direção dos sons. Para isso, os cientistas exploraram dois fenômenos ópticos - a interferência e a difração - para medir os movimentos da membrana com uma precisão inédita.
"Nós criamos ranhuras microestruturadas muito especiais sobre a superfície de referência, que está situada abaixo da membrana do microfone. Quando o laser ilumina essas microestruturas, podemos ler a direção na qual a luz é refletida por meio de fotodetectores, que transformam a luz em sinais elétricos," explica Lacolle.
Como tudo é fabricado com a mesma tecnologia usada para fazer chips de computador, o conjunto é muito pequeno e pode ser fabricado em larga escala, a baixo custo, superando em qualidade os mais caros equipamentos disponíveis hoje.
Além da detecção de sons de alta qualidade, o microfone óptico poderá ser usado em geofísica, para detecção de terremotos muito fracos, como sensor de pressão ou mesmo fazendo as vezes de giroscópios, acelerômetros e sensores de vibração.

(Redação do Site Inovação Tecnológica)

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Muito bom o seu blog...


    Acredito que seria muito bom alguém com o seu potencial no nosso projeto


    Estamos montando um portal de blogs que será comunitário, e utilizaremos a plataforma Blogger para integrar os editores e precisamos de editores que queiram criar um post semanalmente (1 por semana) ou quinzenal (15 dias) sobre curiosidades e variedades sobre ciência, tecnologia, saúde, etc... com pelo menos menos 200 palavras, estes posts serão publicados no portal.

    Não haverá nenhuma remuneração inicial para editores do portal, pois ainda não pensamos em monetizar o portal no incio,porem podemos divulgar seu blog entre os blogs que integram o portal para que aja uma troca direta de publico e também as atualizações do seu blog vão aparecer entre as atualizações do portal através de códigos web de iteração com seu Feed e RSS, assim vc receberá mais visitas pois os leitores verão as atualizações do seu blog nas paginas do portal ao clicarem serão direcionados para cá.


    Caso esteja interessado me retorne um email respondendo sequer participar e te darei mais informações

    ResponderExcluir
  2. meu e-mail é: postandoeblogando@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Olá, agradecemos sua visita. Abraço.