Gerenciador de senhas une bons recursos com uma bela interface

Com uma interface elegante e muitos recursos, o Dashlane é o tipo de utilitário que todos deveriam conhecer.

Um gerenciador de senhas é algo essencial. A não ser que você esteja usando a mesma senha para todos os sites (algo que não recomendamos) ou tenha uma memória fenomenal, poderá ganhar produtividade se tiver um lugar para armazenar todas as suas senhas e acessá-las facilmente sempre que necessário. Há várias boas opções nesta categoria de programas, como o LastPass e KeePass. O Dashlane (grátis na versão básica, US$ 20 anuais na versão Premium) concorre com ambos.
O Dashlane é um gerenciador de senhas robusto, com recursos extras como uma carteira virtual para armazenar informações de cartões de crédito, programas de fidelidade e documentos de identidade, além de recibos e anotações de suas compras online. Vem com um recurso de preenchimento automático de dados em formulários online, ao qual você pode adicionar endereços, números de telefone, CEP e outros dados pessoais que está cansado de digitar repetidamente. Há dois recursos que o destacam de concorrentes como o LastPass e o KeePass: sua interface bela e fácil de usar, e a sincronia opcional de dados com a nuvem.
dashlane_manager-600px.jpg
Dashlane informa o nível de segurança de cada uma de suas senhas
Configurar o Dashlane é excepcionalmente fácil. Tanto o LastPass quanto o KeePass são bastante fáceis de usar, mas ficam para trás comparados ao Dashlane. O processo de instalação guia o usuário passo-a-passo, com instruções claras. Depois de escolher uma senha mestre (Cuidado! Não há um lembrete caso você a esqueça, e se isso acontecer você irá perder o acesso ao seu banco de dados) o Dashlane irá se integrar aos seus navegadores (Firefox, Chrome, IE e Safari são suportados) e levá-lo por um pequeno tutorial que o encoraja a experimentar os diferentes recursos e elementos da interface.
Se você já usa um outro gerenciador de senhas, pode facilmente importar o banco de dados para o Dashlane. A ferramenta de importação é compatível com os bancos de dados do Firefox, Chrome, IE, Lastpass, 1Password, RoboForm, PasswordWallet, KeePass e arquivos CSV, mas é um tanto temperamental.
Por exemplo, muitas entradas no arquivo CSV gerado pelo KeePass não tinham um campo URL preenchido, já que no KeePass ele não é obrigatório. O Dashlane solenemente ignorou todas as senhas que não tinham uma URL associada, me deixando sem uma forma de importar uma grande parte de meu banco de dados. Felizmente o Dashlane pode adicionar automaticamente as credenciais de um site assim que você faz o login, então após usá-lo por alguns dias a maioria das senhas que uso com mais frequência foram adicionadas sem que eu precisasse fazer muito esforço.
A robusta, porém sutil, integração do Dashlane com seus navegadores torna a tarefa de fazer login em um site algo transparente, sem complicar sua experiência com o navegador. Depois que uma senha é armazenada, o Dashlane pode fazer login automaticamente sempre que o site for acessador, ou apenas preencher as credenciais sem realizar o login. Se você estiver criando um usuário em um novo site ou serviço, o Dashlane pode gerar uma senha forte sem que você tenha que sair do navegador e adicioná-la ao seu banco de dados de uma só vez.
Você pode categorizar senhas e outras informações para acesso fácil, e um ícone de um impala azul em um campo de texto no navegador indica que o Dashlane pode preenchê-lo automaticamente para você. Se você tem mais de uma conta em um site, ou mais de um endereço de e-mail que costuma usar, basta um clique no impala para abrir um menu onde você poderá escolher a informação desejada.
(@pcworldbrasil Yaara Lancet, PCWorld EUA)

Postar um comentário

0 Comentários