Em 2007, um vírus chamado Zeus (também conhecido como ZBOT) atacou milhares de computadores em todo o mundo. Desde a sua criação, muitas variações surgiram visando escapar da detecção dos antivírus, mas o objetivo do Cavalo de Troia continuou basicamente o mesmo: roubar dados de contas bancárias. A Trend Micro disse que, ano passado (2012), Zeus foi apontado como parte de um ataque que desviou cerca de US$ 800 milhões de contas de bancos na Europa, América Latina e Estados Unidos.
Assim que o Zeus infecta uma máquina, ele se mantém dormente até que a vítima acesse um site de banco. Isso desperta a praga, que rouba senhas e dados de acesso. Ele é tão poderoso que pode, até mesmo, substituir a página da instituição financeira com o objetivo de ludibriar as pessoas a entregarem os seus dados.
Agora, o vírus é acionado quando o usuário clica em links ou mensagens falsas, geralmente de propaganda divulgadas no Facebook, que pedem que o usuário clique para visualizar vídeos ou produtos, aponta o Business Insider. Ainda, segundo informações do "The New York Times", no momento em que o link é ativado, através da conta do Facebook, o vírus encaminha, automaticamente, mensagens e links para os amigos na rede social, com o objetivo de infectar mais usuários.
Para escapar desse tipo de problema, evite acessar páginas suspeitas no Facebook e, principalmente, não saia clicando em todos os links que aparecem na sua linha do tempo. O Facebook disponibiliza uma página que traz diversas informações de segurança e dicas de como se proteger contra fraudes. Além disso, se você acredita que o seu perfil ou os seus dados possam ter sido comprometidos, é possível proteger a sua conta. Manter o antivírus do seu computador sempre atualizado também é muito importante para garantir a integridade dos seus dados.
Júlia Padova Cornelius
0 Comentários
Olá, agradecemos sua visita. Abraço.