Vestígios do grupo indígena Aratu foram encontrados em uma área próximo às margens do Reservatório de Paraibuna, no Vale do Paraíba, em São Paulo. O local fica próximo as obras da construção da Nova Tamoios.
De acordo com a Dersa, além de inúmeras urnas funerárias, foram encontrados fragmentos de utensílios cerâmicos e material lítico lascado, predominantemente em sílex e quartzo, utilizados geralmente como ferramentas de corte e perfuração. Pela quantidade de peças encontradas, trata-se de uma grande aldeia, com centenas de pessoas.
A descoberta surpreendeu arqueólogos, pois a presença do Grupo Aratu, cuja população indígena mais comum era a Tupiguarani, é rara na região do Vale do Paraíba. Estima-se também que os índios tenham vivido nessa região antes do período de colonização do Brasil, por volta de 1400. Ainda de acordo com o estudo realizado pela Dersa, os vestígios encontrados não apontam indícios de que a tribo tinha contato com portugueses, que chegaram ao país em 1500.
Os trabalhos de prospecção e resgate arqueológicos foram realizados pela DERSA como parte das obras da Nova Tamoios. A Dersa afirma que a área em que os vestígios foram encontrados não será afetada diretamente pelas obras, por isso será preservada e utilizada para pesquisas. A partir de sua descoberta ela passa a ser patrimônio arqueológico da União.
(Fonte: Portal iG)
0 Comentários
Olá, agradecemos sua visita. Abraço.