Consumidor precisa avaliar prós e contras da garantia estendida

Garantia estendida é um seguro e pode ter regras diferentes. Cliente deve exigir contrato e a loja tem que deixar claro os valores.


Muitos vendedores o serviço de garantia estendida aos consumidores na hora da compra. Antes de fechar o negócio, porém, é bom prestar muita atenção nas cláusulas do contrato, para saber se realmente vale a pena.

O vendedor pode citar as vantagens da garantia estendida, mas não pode forçar a venda da garantia com o produto para o consumidor. “Ele tem que ser informado e querer fazer esse contrato, porque, se for imposto, sem a informação, caracteriza venda casada e venda casada é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor”, diz Sara Ximenes, especialista em Direito do Consumidor.

A garantia estendida é um seguro, como o de um carro. Pode ter regras diferentes, que o consumidor precisa conhecer para não enfrentar problemas, caso o produto apresente defeito.

O cliente deve exigir que tudo isso esteja no contrato e a loja tem que deixar claro os valores. A pensionista Zilda Machado comprou uma geladeira e usou a garantia estendida duas vezes. “Foi uma vez para trocar o motor, uma vez para trocar o gás, para colocar outro gás, mas, mesmo assim, não gelou”, afirma. O jeito foi pedir a troca do produto, mas não foi fácil. Ficou dois meses sem geladeira. Depois de uma audiência no Procon, o produto foi trocado, mas Zilda não gostou muito do modelo novo.

A professora de Direito do Consumidor diz que, no Código, existe uma regra para evitar que o cliente fique no prejuízo. “O Código diz que eu posso ficar com o produto mais caro e complementar a diferença, ou ficar com produto mais barato e receber a diferença”, afirma Ximenes.

Fonte: Jornal Hoje 

Postar um comentário

0 Comentários