sábado, 29 de junho de 2013

Aprenda a desinstalar apps no Windows 8

Mas sempre há o bom e velho painel de controle, certo? Errado. Quando você chegar lá, verá que os apps “modernos” não são listados. Parece que o Windows não os considera como “programas” num sentido tradicional.
Na verdade, desinstalar um app no Windows 8 é muito fácil, pelo menos se você usa o mouse: clique com o botão direito do mouse sobre o bloco do app na tela Iniciar, e escolha a opção Desinstalar na barra de ferramentas que surge no rodapé da tela.
win8_desinstala-360px.jpg
Opção "desinstalar" aparece em uma barra no rodapé da tela
Mas se você está usando um tablet com tela sensível ao toque, não há um “botão direito” para clicar. Você precisa fazer uma manobra: toque e segure o dedo sobre o bloco, arraste-o um pouquinho só para baixo e solte-o. Você verá uma marquinha em “V” surgir no canto superior direito do bloco, e a barra de ferramentas surgirá no rodapé da tela. Agora basta clicar em Desinstalar.
Agora que conheço o truque, parece fácil o bastante. Mas não entendo porque a Microsoft adicionou a necessidade de arrastar o bloco para baixo. Com quase qualquer outra interface baseada em toque, bastaria tocar e segurar o bloco. De fato, se você já tentou rearranjar os blocos arrastando-os para uma nova posição, sabe que isso não funciona do jeito “normal”: você tem que dar aquela arrastadinha pra baixo antes de poder reposicioná-lo. Não é difícil, só não é lá muito intuitivo.
(PC WORLD)