Cientistas querem usar ‘adesivo’ de mexilhões em cirurgias


Uma versão sintética do adesivo poderoso que mantém os mexilhões grudados nas rochas, apesar da força das ondas, pode ter aplicação em cirurgias e tratamentos contra o câncer, indicaram pesquisadores.


Os cientistas criaram um material que imita as proteínas aderentes dos mexilhões e pode ser utilizado em importantes procedimentos médicos para reparar membranas fetais ou criar medicamentos que destruam células cancerígenas, informaram neste fim de semana.

Phillip Messersmith, professor de engenharia biomédica na Universidade Northwest, é um dos pesquisadores que buscam reproduzir as qualidades do mexilhão em uma substância sintética. Com sua equipe, desenvolveu uma versão resistente à água, que serviria para fechar feridas internas, entre outras aplicações médicas.

Testes clínicos estão sendo realizados, com a colaboração de pesquisadores europeus. Outro sintético em que trabalham poderia ajudar a reparar ossos quebrados ou dentes.

Além das pesquisas no campo da medicina, a bióloga da Universidade de Washington Emily Carrington usa a “cola” dos mexilhões como indicador de mudanças ambientais.

 (Fonte: G1)

Postar um comentário

0 Comentários