Argamassa inovadora economiza água e reduz entulhos em obras

Segundo dados baseados na pesquisa internacional do Civil Engineering Research Foundation (CERF), entidade ligada à Sociedade Americana dos Engenheiros Civis (ASCE), a questão ambiental é uma das maiores preocupações do setor de engenharia civil no mundo.

massa-dundun-aplicacao.jpg
A Massa DunDun é uma solução inovadora que utiliza uma nova forma de levantar paredes, a partir da colagem dos tijolos
Fotos: Divulgação

 Isso porque ela é responsável pelo consumo de entre 15 e 50% dos recursos naturais. Para reduzir essa porcentagem surge no mercado produtos como a Massa DunDun, que promete economizar recursos.

A Massa DunDun é uma solução inovadora que utiliza uma nova forma de levantar paredes, a partir da colagem dos tijolos. Diferente da argamassa tradicional ela não requer a utilização de água, areia, cal ou betoneira, além de não desperdiçar materiais e manter a obra limpa.

Ela pode ser aplicada em sistemas de vedação vertical com blocos de concreto, tijolos e blocos cerâmicos, blocos de concreto celular auto-clavado, vedação de peças pré-moldadas, blocos sílico-calcário e tijolos de solo-cimento (ecológico).

argamassa-polimerica.jpg

As vantagens são:
  • produtividade aumenta em até 3 vezes;
  • reduz entulhos deixando a obra limpa e mais ecológica;
  • evita desperdício de materiais;
  • economiza a utilização de argamassa no reboco;
  • melhora logística o que aumenta a trabalhabilidade devido à alta fluidez;
  • reduz esforço físico dos operários;
  • custo total do metro quadrado mais barato.
A redução dos custos pode ser comprovada por meio de um sistema disponível no site do produto que faz um comparativo de valores. Os dados utilizados nos cálculos foram coletados no mercado e fornecidos pelo Sinduscon-SP.

Segundo os criadores, a economia em relação à argamassa tradicional é de 30 a 50%, além dá velocidade de conclusão do serviço ser 3 vezes maior.

O produto que possui qualidade FCC foi vencedor do “Prêmio Inovação e Sustentabilidade” da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

No Brasil, o Gávea Sul Pátio Shopping, em Uberlândia, por exemplo, é um dos pioneiros a utilizar a nova técnica.


(ECOD)

Postar um comentário

0 Comentários