Aprenda a reutilizar seu lápis


No mundo atual há ainda que prefira o bom e velho lápis de madeira. O único problema é que a fabricação se baseia na extração de madeira da mata. 
capa-lapis.jpg

A boa notícia é que já é possível encontrar lápis feito a partir de madeiras reflorestadas, como a linha "Ecolápis" da Faber-Castell, assim como reutilizá-los no final da vida útil.

Quem utiliza lápis sabe que, com o uso, ele se torna curto até o ponto de ser impossível escrever. Com isso, muitos "pedacinhos" em perfeito estado (apesar de muito pequenos) são jogados fora. 

Existem algumas soluções para evitar o acúmulo desse material no meio ambiente, conheça alguns exemplos de boas ideias que o EcoD selecionou para você.

De volta à natureza

planta-lapis.jpg
Foto: Divulgação

Chamado de “sprout”, o tradicional lápis de madeira, surpreende. No lugar da borracha, ele possui uma cápsula com semente. Quando o material chega ao ponto que não dá mais para ser usado, ele pode ser plantado em casa, no escritório, ou em sala de aula. Em algumas semanas o seu toco de lápis se transforma em uma planta.

A ideia foi desenvolvida pelo curso de design de produto no MIT, onde os alunos foram convidados a criar um produto eco-friendly para o escritório do futuro. As sementes variam entre flores, frutas, verduras e hortaliças.

1+1=1

lapis-conector.jpg
Foto: Reprodução

O número de pontas de lápis jogadas fora pode ser minimizado se transformar os dois restos inúteis em um só e utilizá-lo. Esse é um conceito do 1+1=1, um objeto simples e útil criado pelos designers Hoyoung Lee, Youngwoo Park e Jinyoung Park.

O objeto trata-se de uma espécie de conector capaz de unir dois restos de lápis e criar um novo. O nome da invenção já explica a ideia dos designers: um pedacinho (aparentemente inútil) de lápis mais outro igual, conectado pela invenção, gera um lápis perfeito para ser utilizado novamente.

Simples e altamente eficiente para reduzir o desperdício e a quantidade de novos lápis produzidos, o 1+1=1 é uma alternativa criativa para um problema tão comum.

Bijuterias coloridas

acessorios-lapis.jpg
Foto: Divulgação

Os tocos de lápis de cor podem ganhar uma nova funcionalidade e, dessa vez, como acessório feminino. A designer francesa, Gabrielle Blair, viu no material escolar de seus seis filhos a matéria-prima para sua linha de bijuterias.

A transformação é bem simples, segundo Blair, e melhor ainda, com custo quase zero. Basicamente, é necessário apenas uma furadeira, linhas de náilon colorida e cola, para criar colares e broches criativos.

Painel decorativo

painel-lapis.jpg
Foto: reprodução

A ideia de criar um painel incrível feito com lápis de cor foi da empresa japonesa Felissimo, que lançou o projeto “500 Colored Pencils” com o conceito: “O que seria de uma cor sem as outras 499? Juntas, elas sugerem possibilidades infinitas”.

Essa é uma boa maneira de criar um quadro sem sujeira de tinta. Basta aproveitar os lápis de cor que seu filho não usa mais para reproduzir essa técnica.

O quadro é uma garantia de muita cor para seu escritório, sala, quarto ou onde mais desejar.

(ECOD)

Postar um comentário

0 Comentários