Cientistas detecta o que foi ingerido pelo paciente no dia anterior

Quando se está de dieta dá uma vontade, às vezes, de dar um escapada e comer um pedacinho de pizza, ou um delicioso bolo de chocolate, não é mesmo?

No dia seguinte, você vai ao médico e omite todas essas fugidas. Para pacientes que mentem na hora da consulta sobre o que anda comendo, cientistas criaram uma espécie de "detector de mentiras".

Pesquisadores das Universidades Newcastle e Aberystwyth criaram um teste que pode mostrar qual alimento e quais quantidades foram ingeridas nos dias anteriores pelo paciente. Os cientistas britânicos desenvolveram um exame que pode detectar se uma pessoa está cumprindo uma dieta rigorosamente ou se está "mentindo" sobre ela.

Por meio do exame de urina são medidos os metabólitos, que determinam as moléculas ou substâncias ingeridas. Os cientistas agora querem aumentar a lista de metabólitos que poderão ser identificadas pelo exame. Eles já foram identificados para alimentos considerados saudáveis, como framboesas, salmão, brócolis e suco de laranja.

De acordo com o professor Joh Draper, que lidera a equipe de pesquisadores no Instituto de Ciências Biológicas, Ambientais e Rurais de Aberystwyth, o que comemos tem um grande impacto na nossa saúde, porém, é difícil saber o que realmente as pessoas andam comendo, pois, às vezes, falta honestidade. "Ele vai ajudar os médicos, enfermeiras e nutricionistas a descobrir o que seus pacientes andaram comendo", afirmou Draper à BBC Brasil.

No futuro, os pesquisadores esperam criar um sensor que poderá ser utilizado com pequenas quantidades de amostra de urina para descobrir quais os principais alimentos que a pessoa consumiu.

(Ecod)

Postar um comentário

0 Comentários