Alguns macacos rhesus nascem com gene que os protege da Aids

Algumas espécies de macacos têm um gene que pode ajudar a ciência a criar uma vacina contra o Vírus da Imunodeficiência em Símios (VIS) – uma situação que, por sua vez, contribuiria para o desenvolvimento de imunizantes contra a Aids em humanos.


Cientistas vacinaram um grande grupo de macacos rhesus e, depois, os expuseram ao VIS durante duas semanas. A metade foi infectada, mas a outra metade, não.

Os que resistiram à infecção tinham mais probabilidades de ter um determinado gene, identificado como TRIM5.

A descoberta pode ajudar os cientistas na corrida por uma vacina contra o HIV, anunciou o coordenador do estudo, Norman Letvin.

Como o VIS está intimamente relacionado com o vírus da imunodeficiência humana ou HIV, os resultados sugerem que alguns seres humanos poderiam abrigar determinados genes ou características do sistema imunológico que os protegeriam do vírus HIV melhor do que outros indivíduos.

“Isto nos diz (…) que provavelmente haja entre os humanos genes a serem encontrados em algumas pessoas, mas não em outras, que podem ajudar na proteção do organismo”, disse Letvin, professor da Escola de Medicina de Harvard.

O estudo foi publicado na revista Science Translational Medicine.

(Fonte: Portal iG)

Postar um comentário

0 Comentários