Primeiro onibus com tecnologia flex-gnv-diesel do Rio

O protótipo do ônibus foi apresentado nessa terça-feira, 10 de maio, e terá fase de testes operacionais antes de começar a circular pelas cidades.

O ônibus, que possui tecnologia capaz de reduzir em 20% as emissões de carbono dos veículos, é um dos projetos do governo para ter, até as Olimpíadas de 2016, 100% da frota de transportes totalmente sustentáveis.

A tecnologia GNV/Díesel faz com que o veículo consiga rodar 90% a gás natural e, para a presidenta do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, deve contribuir para a diminuição significativa da emissão de gases estufa na cidade.

“Como a frota de ônibus é trocada a cada cinco anos aqui no estado, a expectativa é que o Rio tenha em 2016 a maioria dos ônibus flex, assim como hoje o estado tem quase toda a frota de carros leves com motor flex”, afirmou a Marilene.

Outro ponto positivo do projeto é que ele foi desenvolvido nacionalmente pela Man Latin América, Robert Bosh AL e Volkswagen. O ônibus já homologado pelo Inmetro ( Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) necessita agora de testes operacionais para que, até o final do ano, ele já comece a circular pelas ruas da cidade.

De acordo com o secretário do Rio, Júlio Lopez, o cidadão será o maior beneficiado. “Finalizados os testes, vamos criar um estímulo aos empresários para a troca da frota. Além disso, o dono dos ônibus será atraído por um veículo que pode consumir menos, com custo operacional menor. A vantagem maior é para o cidadão, que vai respirar um ar muito mais limpo”.

Números do GNV

Dados da Secretaria de Transportes informam que em torno de 748 mil veículos possuem a tecnologia GNV e que 421 postos podem abastecer com este combustível os veículos.

Para suprir a demanda por GNV até 2016, a CEG, da Empresa Gas Natural Fenosa, vai investir ainda cerca de 40 milhões de reais em abastecimento.

As informações são da Agência Brasil.

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