Respostas corretas viram alimento para populações carentes em jogo on-line

Um estudo do Instituto Internacional de Investigação sobre Políticas Alimentares (IFPRI, na sigla em inglês) divulgado no final de 2010 apontou que ao menos 1 bilhão de pessoas (cerca de um sétimo da população mundial) sofrem de desnutrição no planeta.

Para tentar amenizar esse problema, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU lançou em 2007 o Freerice. Trata-se de um jogo on-line de perguntas e respostas que une educação, diversão e ajuda a quem precisa.

Qualquer um pode jogar, basta entrar no site e responder às perguntas, que podem ser de temas como artes, matemática, ciências, geografia e línguas como espanhol, italiano, francês e alemão. A cada resposta correta, 10 grãos de arroz são doados a populações carentes de todo o mundo.

Desde a sua criação, a campanha já arrecadou mais de 89 bilhões de grãos de arroz, o que corresponde a cerca de 1.853 toneladas do alimento. Graças aos acertos dos jogadores de todas as partes do mundo, o projeto ajuda a alimentar cerca de 42 milhões de pessoas por dia em lugares como Mianmar, Bangladesh, Uganda e Camboja.

Além de ajudar a alimentar pessoas famintas ao redor do mundo, o jogo também tem sido utilizado em escolas como ferramenta para aumentar o vocabulário e testar os conhecimentos dos alunos, bem como reforçar a consciência social dos pequenos.

Para completar, os jogadores podem se cadastrar e conferir sua colocação no ranking geral, ou ainda inscrever um grupo e competir com jogadores de outras partes do mundo.

Mas não pense que o jogo se destina apenas a crianças. Os níveis de dificuldade vão de 1 a 60, desafiando até os mais espertos e lembrando a todos que “em algum lugar do mundo, alguém está comendo o arroz que você ajudou a fornecer”.

(Ecod)

Postar um comentário

0 Comentários