Os remanescentes da floresta atlântica na Zona da Mata de Minas Gerais guardam biodiversidade bem maior do que a imaginada.
Cientistas brasileiros e americanos anunciaram a descoberta na Zona da Mata de criaturas que parecem saídas da ficção científica. São quatro espécies de fungos do gênero Ophiocordyceps, conhecidos no meio científico por "zumbificar" os insetos que infectam - no caso, formigas.
Eles alteram o comportamento das formigas para matá-las. E, como num roteiro de terror de segunda classe, usam seus corpos em decomposição para dispersar os esporos, que darão origem a uma nova geração de fungos. A descoberta foi anunciada em estudo publicado na revista científica internacional on line PLoS ONE.
Essa espécie de fungo ainda é muito pouco conhecida. Ela consegue controlar completamente o sistema nervoso das formigas. E cada espécie é altamente especializada e infecta apenas uma espécie específica de formiga. Os pesquisadores destacaram o fato de a Mata Atlântica, que já perdeu cerca de 92% de sua cobertura original, guardar tamanha riqueza biológica. O próximo passo será identificar a substância produzida pelos fungos para escravizar as formigas.
(O Globo)
0 Comentários
Olá, agradecemos sua visita. Abraço.