Um carro movido a vento completou uma viagem de 4.828 km pela Austrália, seu maior teste até agora. O veículo foi desenvolvido por dois alemães, que saíram de Perth rumo a Sydney.
O Wind Explorer é um buggy de 220 kg, feito de fibra de carbono, com espaço exato para duas pessoas. Os pneus são de bicicleta, usados em competição. O peso corresponde ao carro já equipado com uma bateria de íon-lítio de 8 kWh, parecida com a usada nos carros elétricos. A energia para carregá-la vem de uma espécia de moinho ‘portátil’, que é instalado no topo de um mastro.
Só a operação de erguer o ‘moinho’ levava meia hora e era feita durante a noite, com o carro estacionado. A bateria era recarregada enquanto a dupla dormia. Em dias de vento forte, especialmente em locais como a Planície Nullarbor, onde não há árvores, os engenheiros usaram uma espécie de parapente para puxar o carro e economizar bateria. Quando não havia vento, eles tinham de ‘apelar’ para a energia elétrica, mas afirmam que só gastaram 10 euros com esse tipo de recurso durante toda a jornada. Segundo os criadores, o veículo atingiu até 90 km/h.
A dupla se diz consciente de que a engenhoca não representa o futuro dos carros, mas revela que a intenção é que o carro sirva de inspiração para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias ‘verdes’. “Há muita energia limpa no nosso planeta para ser usada. Só precisamos desenvolver a tecnologia para isso”, escreveram os inventores no site oficial da viagem.
(Fonte: G1)
0 Comentários
Olá, agradecemos sua visita. Abraço.