Lançada Biblioteca Digital UGF com mais de 32 milhões de documentos livres

Uma das grandes possibilidades da internet é o compartilhamento de documentos sem que seja necessária a impressão ou o contato físico. A Open Archives Initiative é uma organização sem fins lucrativos que trabalha justamente para a disseminação do conhecimento por meio da rede mundial de computadores de forma gratuita.

O acervo conta com mais de 32 milhões de documentos/Foto: onlinlibref

A ONG já convenceu mais de 1.450 organizações ao redor do globo a disponibilizarem seus artigos e publicações, como periódicos, dissertações e teses de universidades - entre elas Harvard, Yale e Cambridge. São mais de 32 milhões de arquivos completos de 62 diferentes países participantes da OAI, um número que retrata o maior compartilhamento de informação científica da história.

Agora a rede de conhecimento ganhou uma versão brasileira, a Biblioteca Digital UGF. A universidade Gama Filho se associou à OAI e também liberou suas publicações para o consórcio. No site da biblioteca é possível acessar e efetuar buscas gratuitamente, basta apenas informar o nome e o e-mail para cadastro. O sistema de busca é rápido e prático, e os documentos podem ser visualizados em qualquer computador, basta ter o programa PDF instalado.

Além das bibliotecas de universidades, a rede da OAI também conta com bibliotecas nacionais como a de Paris e do Porto.

(Ecod)

Postar um comentário

0 Comentários