Galeria: eles voltaram da "extinção" em 2010

Cientistas estimam que a cada 20 minutos uma nova espécie é perdida no planeta. Esse alto percentual ocorre devido a fatores como perda de habitat, mas também inclui aproximações quanto ao número de espécies conhecidas e desconhecidas.

Entretanto, declarar uma espécie extinta é um atestado trabalhoso que requer captura de evidências para que não haja dúvidas de que aquela planta ou animal foi realmente perdido. A dificuldade do processo é demonstrada pelo fato de que apenas 875 extinções foram oficializadas desde o início da documentação, em 1500.

Porém, algumas dessas espécies voltaram a aparecer:

Raposa Vermelha de Sierra Nevada

Essa raposa era dada como extinta até que os biólogos do Serviço Florestal dos Estados Unidos capturaram uma foto em 2010. Os pesquisadores também retiraram mostras do DNA do animal através da saliva deixada em um saco usado como isca. Os exames mostrarm que a Raposa Vermelha estava de volta. O estudo foi realizado em parceria com a Universidade da Califórnia.

Horton Plains Slender Loris

Após ser visto pela última vez em 1939, os biólogos mais conservacionistas pensaram que este pequeno mamífero estava extinto. Mas o slender loris, visto novamente em 2002, se deixou ser fotografado em 2010 pela Sociedade de Zoológicos de Londres (projeto EDGE). Por se pequeno e manter hábitos noturnos, existem apenas quatro imagens documentais do recluso animal desde 1937.

Orquídea Fantasma

A famosa planta nomeada pela transparência de suas flores e esconderijos subterrâneos foi achada novamente no Reino Unido depois de ter sido declarada extinta em 2005. A pequena flor não realiza fotossítese para se manter, em vez disso, vive em simbiose com um fungo subterrâneo que a proporciona nutrientes. Isso permite que a planta sobreviva no subsolo durante anos sem florecer.

Salmão Preto Kokanee

Em 1940, uma hidrelétrica foi erguida ao nordeste do Japão. Antes mesmo de realizar o projeto já se sabia que a construção da estrutura afetaria as águas de Akita, tornando-as ácidas o suficiente para extinguir a população de salmão do lugar. Mesmo assim, os responsáveis seguiram com os planos. Setenta anos depois, uma pequena população do peixe raro foi encontrada em um lago próximo chamado Saiko (na foto).

Baleia Cinza

A baleia cinza entrou na lista de extinção devido à sobrepesca no Atlântico Norte, no século 18. Mas em maio de 2010 ela foi reencontrada no mar Mediterrâneo. Vista na costa de Israel, os pesquisadores acreditam que os grupos existentes tenham feito uma migração para chegar ao local.

Albatroz da Cauda Curta

Em poucas décadas, o albatroz da cauda curta declinou de uma população de milhões. Do início do século 20 até os anos 1940 ele já tinha sido dado como extinto. Anos depois, uma população de pouco mais de 10 indivíduos foram vistos em ilhas remotas do Pacífico. Em 2010, os primeiros ninhos dessa pequena população foram encontrados nos Estados Unidos.

Veja as fotos dessas espécies na ordem acima:

http://www.flickr.com/photos/ecodesenvolvimento/sets/72157625727295040/show/

(Ecod)

Postar um comentário

0 Comentários