Uma pesquisadora do Centro Médico da Universidade de Georgetown descobriu que neurônios do cérebro de morcegos Pteronotus parnellii “mandam outros neurônios calar a boca” quando surge alguma comunicação relevante. Em sua investigação, Bridget Queenan também verificou que outros neurônios “gritam mais alto” para destacar sons importantes do barulho de fundo.
As descobertas de Bridget serão apresentadas detalhadamente na reunião anual da Sociedade de Neurociência, em San Diego, Califórnia. Ela acredita que o mesmo processo ocorre no cérebro humano. Mesmo no meio de uma festa barulhenta, por exemplo, mães conseguem repentinamente se concentrar no choro de uma criança, mesmo que não seja sua filha.
“Todos os organismos são alvo constante do assalto de estímulos como sons, luzes, vibrações e assim por diante. Nossos sistemas sensoriais têm de triar os estímulos mais relevantes, para nos ajudar a sobreviver”, explica Bridget. “Como humanos nós não somos sensíveis apenas ao choro de um bebê, nós também percebemos as luzes de uma ambulância mesmo quando estamos absortos em outra coisa. Queremos entender como isso ocorre.”
(Fonte: G1)
0 Comentários
Olá, agradecemos sua visita. Abraço.