Exposição itinerante estará em Recife na próxima semana
Pernambuco tem menos de 4% da mata atlântica original. Conscientizar para manter de pé o que restou é o objetivo do Projeto A Mata Atlântica é aqui - exposição itinerante do cidadão atuante, da ONG SOS Mata Atlântica, que aporta seu caminhão na próxima semana no Recife, primeiro do Parque da Jaqueira e depois no Zoológico do Recife.
A principal atração, segundo os organizadores, é uma maquete dinâmica que mais parece uma encenação da enchente de junho em Pernambuco e Alagoas. Onde tem floresta em miniatura, o solo absorve a água da chuva, abastecendo o lençol freático. Na outra metade da maquete, a areia do solo descoberto é arrastada para o leito do rio, que transborda e inunda casas construídas nas margens.
"O solo com cobertura florestal funciona como uma esponja, mantendo o ciclo hidrológico. Do lençol freático a água segue para as nascentes e acaba na nossa torneira", explica a coordenadora do projeto, Camila Plaça. "Já no solo descoberto, a força da chuva carreia os sedimentos para o leito do rio, que fica assoreado."
Além da maquete, o caminhão adaptado conta com palestras, oficinas, jogos educativos, exibições de filmes e maquetes, monitoramento de água e biblioteca para consultas. A entrada é gratuita. O projeto itinerante já percorreu 60 cidades onde há Mata Atlântica. De maio de 2009 a maio deste ano foram 45.
Voluntários
Agora, em seu segundo ciclo anual, percorre a região Nordeste. Em Pernambuco, o projeto passou pelas cidades de Garanhuns, Lagoa dos Gatos, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes. O Recife finalizará a passagem pelo Estado.
Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas ao projeto. São três monitores da SOS Mata Atlântica, mas o projeto está arregimentando voluntários. Quem tiver interesse deve escrever para o e-mail itinerante@sosma.org.br
(Jornal do Commercio/PE)
0 Comentários
Olá, agradecemos sua visita. Abraço.