Identificados genes ligados à altura

Consórcio internacional determinou mais de 180 segmentos de DNA

Os genes são os principais responsáveis pela altura que temos. Embora 80% da variabilidade na altura possa ser atribuída a fatores genéticos, saber quais genes seriam os mais determinantes permanecia uma incógnita.
Agora, pesquisadores do consórcio internacional Giant (gigante, em inglês) conseguiram mostrar que diferenças em 180 diversos segmentos do DNA podem exercer um papel importante na determinação da altura de cada indivíduo.

Esses segmentos estão relacionados a genes responsáveis pelo crescimento do esqueleto, à densidade dos ossos e à obesidade, como mostra o resultado do estudo envolvendo mais de 180 mil pessoas e publicado na revista "Nature".

Embora apenas 20% da altura de um indivíduo possa ser creditada a fatores externos, como alimentação, não existe uma diferenciação genética simples entre os altos e os baixos.

Na verdade, segundo os cientistas, trata-se de um efeito cumulativo das ações de um grande número de genes diferentes.

Separar os efeitos de cada um desses genes é difícil, salvo se o código genético de um número muito grande de pessoas for analisado a fundo.

Joel Hirschhorn, principal autor do estudo, do Hospital Infantil de Boston e da Escola de Medicina de Harvard, afirma:

- Este estudo é o maior passo dado até agora na compreensão das variantes genéticas que respondem pelas diferenças de altura entre as pessoas.

Mike Weedon, da Peninsula Medical School, no Reino Unido, que também participou do estudo, concorda com o colega:

- Descobrimos pistas sobre como os genes ligados ao crescimento são regulados por variantes genéticas em suas proximidades e ainda identificamos novos candidatos que devem exercer um papel importante no crescimento.

(O Globo)

Postar um comentário

0 Comentários