Um novo fóssil mostra que os parentes antigos dos crocodilos mastigavam sua comida, ao invés de engoli-la em grandes pedaços.
O pequeno fóssil pertence a uma antes desconhecida espécie de réptil semelhante ao crocodilo, do período Cretáceo, chamada Pakasuchus kapilami. Utiliza a palavra do idioma suahíli para gato, “paka”, e a palavra grega para crocodilo, “souchos”.
A descoberta surpreendeu paleontólogos com seus sofisticados dentes parecidos com os de mamíferos.
O Pakasuchus viveu entre 65 e 144 milhões de anos atrás, onde hoje é o sul da Tanzânia. Ele media apenas 55 centímetros, tinha longas pernas e pertencia aos notosuchianos, um trupo de répteis que são parentes distantes dos modernos crocodilos e jacarés.
Diferente de seus parentes da atualidade, que possuem longas fileiras de dentes cônicos, o Pakasuchus tinha claramente caninos diferenciados, pré-molares e molares. Havia também menos dentes em comparação com o crocodilo atual.
Isto sugere que mandíbulas com menor número de dentes especializados se desenvolveram ao menos duas vezes: em um grupo de antigos répteis e nos primeiros mamíferos.
(Fonte: Folha.com)
0 Comentários
Olá, agradecemos sua visita. Abraço.