Uma equipe de pesquisadores disse que encontrou as primeiras evidĂȘncias convincentes de que o homem de Neandertal pintava o corpo e usava bijuteria hĂĄ 50 mil anos.
Conchas contendo resĂduos de pigmentos usados para este fim foram encontradas em dois sĂtios arqueolĂłgicos em MĂșrcia, no sul da Espanha.
O arqueĂłlogo portuguĂȘs, JoĂŁo ZilhĂŁo, que lidera a equipe a partir da Universidade de Bristol, na Inglaterra, disse que foram examinadas conchas que eram usadas como utensĂlios para a mistura e armazenamento de pigmentos.
BastĂ”es pretos com um pigmento Ă base de manganĂȘs podem ter sido usados como tinta para o corpo. Artefatos semelhantes foram encontrados na Ăfrica no passado.
"(Mas) esta Ă© a primeira evidĂȘncia segura do uso de cosmĂ©ticos", disse o arqueĂłlogo Ă BBC. "A utilização destas receitas complexas Ă© novidade. Ă mais do que tinta para o corpo."
Os cientistas encontraram fragmentos de um pigmento amarelo que, segundo eles, pode ter sido usado como base para maquiagem.
Eles também descobriram um pó vermelho junto com manchas de um mineral negro brilhante.
Algumas das conchas, entalhadas e pintadas com cores fortes, também podem ter sido usadas como bijuteria.
Sofisticação - Até agora, muitos especialistas acreditavam que só os seres humanos modernos usavam maquiagem como adorno ou para rituais.
Durante um perĂodo na prĂ©-histĂłria Neandertais e humanos podem ter compartilhado a Terra, mas ZilhĂŁo disse que a descoberta de sua equipe data de 10 mil anos antes do contato entre ambos e, portanto, ela nĂŁo indicaria uma influĂȘncia humana. ZilhĂŁo vĂȘ na prĂĄtica do uso de pintura corporal e bijuteria um certo grau de sofisticação.
"As pessoas tĂȘm que acabar com essa idĂ©ia de que os Neandertais eram dĂ©beis mentais", afirmou.
(Fonte: G1)
0 ComentĂĄrios
Olå, agradecemos sua visita. Abraço.