Data: 19 de 20 de maio, a partir de 9h
Local: Vivo Rio - Av. Infante Dom Henrique 85.
Entrada franca. Inscrições para o público http://comunicacaoesustentabilidade.com/2010/solicitacao-inscricao
Credenciamento para a imprensa: MS Comunicação (21) 2274 9372
Mônica Schettino – (21) 8101 3113 - monica@mscomunicacao.com.br
Catharina Rocha – (21) 9205 8856 - catharina@mscomunicacao.com.br
Os desafios relacionados à sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural são questões essenciais na agenda política da sociedade, das empresas e do planeta. Nesta terceira edição, o Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, que tem entrada franca, irá promover, mais uma vez, o diálogo e a interação de temas relacionados ao entendimento da sustentabilidade. Entre os palestrantes estão a guatemalteca Rigoberta Menchú, Prêmio Nobel da Paz (1992) por sua campanha pelos direitos humanos, especialmente a favor dos povos indígenas; o fundador do Grameen Bank, o banco dos pobres, Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz (2006); o idealizador do projeto Clean Up Day, Rainer Nõlvak que, em agosto de 2007, com a participação de 50 mil voluntários limpou a Estônia em apenas um dia; o escritor Leonardo Boff; o rapper MV Bill; o jornalista André Trigueiro; o jovem inglês Lucian Tarnowski, empreendedor por trás do BraveNewTalent; o poeta GOG - Genival Oliveira Gonçalves; a pedagoga e fundadora da Casa do Zezinho Tia Dag; a médica e fundadora da ONG Saúde Criança Renascer, Vera Cordeiro; o cantor e compositor Seu Jorge; e Ferréz, um dos mais respeitados escritores da atualidade, entre outros.
O III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade irá oferecer, ainda, um show em homenagem aos dez anos da Carta da Terra com participação dos seguintes artistas: Móveis Coloniais de Acaju, MV Bill, Mallu Magalhães, GOG, Jair de Oliveira e Seu Jorge.
PALESTRANTES
Muhammad Yunus – Fundador do Grammen Bank, o banco dos pobres, e Prêmio Nobel da Paz em 2006. Desempenha um papel importante para erradicar a pobreza no mundo, elevando a renda na base da pirâmide social por meio do microcrédito.
Rigoberta Menchú – Indígena do grupo Quinché-Maia, da Guatemala, foi agraciada com o Nobel da Paz em 1992 por sua campanha pelos direitos humanos, especialmente a favor dos povos indígenas. É embaixadora da Boa-Vontade na Unesco e vencedora do prêmio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional. Foi candidata à presidente da Guatemala em 2007.
Lucian Tarnowski - Nomeado como Jovem Lider Global (YGL) pelo Fórum Econômico Mundial, o ingles de 26 anos é o empreendedor por trás do BraveNewTalent, plataforma que conecta jovens a potenciais empregadores através de uma rede social. Participam da rede cerca de 100 mil jovens de mais de 140 países, que aderiram ao sistema sem qualquer tipo de publicidade, o que demonstra o poder global do recrutamento através de redes sociais.
Vera Cordeiro - Médica, fundadora da ONG Saúde Criança Renascer, organização que atende famílias carentes do subúrbio do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense que possuem filhos internados no Hospital da Lagoa. Proporciona acompanhamento nas áreas de saúde, educação, moradia, geração de renda e cidadania, para famílias de mais de 6 mil crianças.
Tia Dag – Pedagoga, fundadora da casa do Zezinho, no bairro do Capão Redondo, em São Paulo, que atende mais de 1200 crianças e jovens de 6 a 21 anos, com educação em música, teatro, padaria, informática, além de capacitação profissional, atendimento odontológico, convênio médico, oftalmológico e reeducação alimentar.
Seu Jorge - Cantor e compositor brasileiro que mistura a batida do samba carioca como o suingue da guitarra e os metais do funk americano, sem perder a personalidade. Um dos maiores sucessos da música brasileira em todo mundo atualmente.
Primogênito de quatro filhos, Seu Jorge teve uma infância tranquila e desde adolescente frequentava as rodas de samba carioca acompanhando o pai e os bailes funk da periferia, e cedo começou a se profissionalizar cantando na noite. Foi aí que a morte de seu irmãoVitório em uma chacina levou a família à desestruturação, e Seu Jorge acabou virando sem-teto por cerca de três anos. A nova virada se deu quando o clarinetista Paulo Moura o convidou para fazer um teste para um musical de teatro.
Bert Parlee – Psicólogo, membro fundador e por vários anos chefe de gabinete da Integral de Ken Wilber Institute, no Colorado, Estados Unidos. Leciona na Mendoza College of Business o programa de MBA para Executivos de Educação da Universidade de Notre Dame em Indiana e no MBA de programas de Psicologia Organizacional no Golden Gate University, em São Francisco.
Ferréz – Um dos mais respeitados autores da nova geração de escritores. Autor de livros consagrados como “CapãoPecado”, “Manual Prático do Ódio” e “Fortaleza da Desilusão”. Nascido e criado no Capão Redondo, frequentemente dá palestras nas periferias brasileiras. Ligado ao movimento hip hop, fundou a 1DASUL - marca própria de roupas produzida no bairro.
Rainer Nolvak – Empresário estoniano protetor da natureza e presidente do conselho na Estônia. Foi um dos organizadores do “Let’s do It 2008”, uma ação cívica com 50 mil voluntários que praticaram a limpeza da Estônia em apenas um dia.
André Trigueiro – jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde hoje leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, Professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor do livro “Mundo Sustentável - "Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação", Coordenador Editorial e um dos autores do livro "Meio Ambiente no século XXI", e “Espiritismo e Ecologia”, lançado na Bienal Internacional do Livro, no Rio, pela Editora FEB, 2009. É apresentador do Jornal das Dez e editor-chefe do programa Cidades e Soluções, da Globo News.É também comentarista da Rádio CBN e colaborador voluntário da Rádio Rio de Janeiro.
GOG – Genival Oliveira Gonçalves - nasceu em Sobradinho, periferia do Distrito Federal. Poeta, enigmático, revolucionário, consciente de seu papel junto à sociedade, inovador e polêmico.
MVBill –Nascido na Cidade de Deus, Rio de Janeiro, se tornou a referência do rap e do Hip Hop como movimento de conscientização sobre a realidade das favelas brasileiras e como crítica aos problemas sociais. Recebeu diversos prêmios por sua música, como o MTV 2001 e o Hutúz, na América Latina. Junto com Celso Athayde e com o ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Luiz Eduardo Soares, lançou o livro, “Cabeça de Porco”, livro que serviu de base para o projeto-documentário “Falcão – Meninos do tráfico”, exibido pela Rede Globo.
Leonardo Boff - professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. Em 2001 recebeu o Right Livelihood, na Suécia, prêmio alternativo ao Nobel da Paz. Participou da elaboração da Carta da Terra.
PATROCINADORES
Banco do Brasil, Petrobras, Vale e Vivo
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
MS Comunicação - (21) 2274 9372
Mônica Schettino – (21) 8101 3113 - monica@mscomunicacao.com.br
Catharina Rocha – (21) 9205 8856 - catharina@mscomunicacao.com.br
Ambientalista : Monique Futscher -
Fonte: http://www.mimirabolantes.blogspot.com/
Voluntária da Organização das Voluntárias do Parque Lage
Contato: 7123-5873
0 Comentários
Olá, agradecemos sua visita. Abraço.