Recifes artificiais serão lançados na costa de Pontal do Paraná

Superfície dos recifes é plana e rugosa, para facilitar a fixação de organismos
Defensores da biodiversidade marinha da costa paranaense ganharão nesta sexta-feira (12/2) um reforço de peso. O projeto Rebimar (Recuperação da Biodiversidade Marinha) vai lançar 120 recifes artificiais - formados por blocos de concreto, com 100 quilos cada - no litoral de Pontal do Paraná. As estruturas irão se tornar a moradia de peixes e outras espécies marinhas.

Os locais de instalação foram definidos em reuniões públicas, com a participação dos pescadores da região, e estão localizados a 5,5 quilômetros da costa. São dez pontos que se estendem entre os balneários de Praia de Leste e Atami. Por um acordo com os pescadores artesanais e industriais, todos os locais serão sinalizados com bóias, para evitar a perda de redes de pesca ou outros acidentes.

Pescadores, representantes dos órgãos ambientais e da Marinha do Brasil fiscalizarão o lançamentos dos recifes no mar. O transporte dos blocos será realizado por um sistema formado por reboque e balsa. Também serão adotadas várias providências para minimizar possíveis impactos ambientais. Após a operação, uma equipe de mergulhadores realizará inspeções para garantir a precisão das instalações. O procedimento segue as normas de segurança

O programa Rebimar é financiado pela Seti (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e executado para UFPR (Universidade Federal do Paraná), CEM-UFPR (Centro de Estudos do Mar) e Funpar (Fundação da UFPR), com o apoio das Associações de Pescadores das localidades envolvidas e da Associação MarBrasil.

(Informações do Informe Funpar)

Postar um comentário

0 Comentários