Praia de Ipanema tem mais de 30 mil coliformes fecais em 100 g de areia

Um estudo sobre a qualidade da areia das praias cariocas divulgado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio mostra que Ipanema, um dos lugares mais famosos na zona sul da cidade, apresentou um dos piores resultados do levantamento e, por isso, não é recomendada aos banhistas. Segundo o relatório, tanto Ipanema como Arpoador apresentaram 30 mil coliformes fecais em cada 100 gramas de areia.

O resultado da pesquisa apontou também que não são recomendadas a praia da Barra da Tijuca e a de Sepetiba, ambas na zona oeste, a José Bonifácio, em Paquetá, e a praia da Bica, na Ilha do Governador (zona norte).

A secretaria informou que o boletim corresponde ao período de coleta do dia 9 ao dia 23 de janeiro. As únicas praias que registraram a qualidade da areia considerada ótima por especialistas foram a da Reserva e Prainha, ambas na zona oeste.

Nos exames dos trechos não recomendados e regulares, foi encontrado grande número da bactéria Escherichia coli, que indica a presença de fezes humanas e de animais. O resultado da análise foi divulgado nesta terça-feira no "Diário Oficial".

Novos exames serão feitos a cada 15 dias. A secretaria estuda o uso de placas nas praias para avisar sobre a qualidade da areia aos banhistas.
(Fonte: Folha Online)

Postar um comentário

0 Comentários