Enzimas ajudam na resposta das plantas ao dióxido de carbono

Uma equipe de cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) identificou duas enzimas vegetais responsáveis pelo fechamento dos poros das folhas, os estomas, em resposta a altas concentrações de dióxido de carbono (CO2). Os estomas, às vezes, precisam ser abertos para a entrada de CO2, necessário na fotossíntese. No entanto, fechados, conservam a água nas folhas. A descoberta pode ser útil no desenvolvimento de plantas que utilizem a água com mais eficiência, segundo os autores do artigo.


“Muitas plantas fornecem uma resposta fraca ao CO2. Com o aumento de CO2 na atmosfera devido à era industrial, muitas plantas não respondem a isso, e não estão reduzindo seus poros e, assim, estão perdendo menos água”. Pode ser que com estas enzimas se consiga aumentar a eficiência de utilização da água pelas plantas enquanto usam o CO2 para a fotossíntese.


Os dados, segundo ele, sugerem que a resposta ao CO2 pode ser potencializada. A adição de cópias adicionais dos genes destas duas enzimas seria o caminho para isso.


Fonte: Meridian Institute - CIB

Postar um comentário

0 Comentários