Embarcação pioneira deve cruzar o Atlântico em 2012
A divulgação de formas alternativas de energia ganhou um novo impulso às vésperas da Conferência do Clima de Copenhague com o anúncio de que o primeiro teste com um avião movido a energia solar foi um sucesso. Batizado de Solar Impulse, ele vem sendo desenvolvido desde 2003, tendo à frente o aventureiro Bertrand Piccard, famoso por sua volta ao mundo de balão em 20 dias.
Um protótipo do avião fez um voo curto, de baixa altitude nesta quinta-feira (3/12), na Suíça, depois de uma série de testes em terra realizados em novembro.
- Foi absolutamente fantástico ver esse avião finalmente no ar - disse Piccard. - Nunca uma aeronave desse tamanho e com esse peso voou com tão pouca energia.
O avião pesa apenas 1.600kg, embora possua a envergadura de um Airbus A330. O objetivo de Piccard é cruzar o Atlântico a bordo da aeronave em 2012 e, posteriormente, dar a volta ao mundo.
Se for bem-sucedido, o projeto vai abrir novas possibilidades, ainda que distantes, para a aviação comercial, uma grande fonte de emissões de CO2 na atmosfera - e cujo controle ainda é uma incógnita.
A nave ganhará mais células solares nas asas, que vão capturar a energia para mover os seus quatro motores. Baterias de lítio vão permitir que o avião possa voar à noite e em dias nublados.
- Ao mesmo tempo, o que conquistamos nesse momento nos permite ver que ainda temos um longo caminho pela frente até podermos dar a volta ao mundo nesse avião.
O Solar Impulse agora será transportado para um outro local, também na Suíça, onde, a partir de março, vão ocorrer novos testes.
A divulgação de formas alternativas de energia ganhou um novo impulso às vésperas da Conferência do Clima de Copenhague com o anúncio de que o primeiro teste com um avião movido a energia solar foi um sucesso. Batizado de Solar Impulse, ele vem sendo desenvolvido desde 2003, tendo à frente o aventureiro Bertrand Piccard, famoso por sua volta ao mundo de balão em 20 dias.
Um protótipo do avião fez um voo curto, de baixa altitude nesta quinta-feira (3/12), na Suíça, depois de uma série de testes em terra realizados em novembro.
- Foi absolutamente fantástico ver esse avião finalmente no ar - disse Piccard. - Nunca uma aeronave desse tamanho e com esse peso voou com tão pouca energia.
O avião pesa apenas 1.600kg, embora possua a envergadura de um Airbus A330. O objetivo de Piccard é cruzar o Atlântico a bordo da aeronave em 2012 e, posteriormente, dar a volta ao mundo.
Se for bem-sucedido, o projeto vai abrir novas possibilidades, ainda que distantes, para a aviação comercial, uma grande fonte de emissões de CO2 na atmosfera - e cujo controle ainda é uma incógnita.
A nave ganhará mais células solares nas asas, que vão capturar a energia para mover os seus quatro motores. Baterias de lítio vão permitir que o avião possa voar à noite e em dias nublados.
- Ao mesmo tempo, o que conquistamos nesse momento nos permite ver que ainda temos um longo caminho pela frente até podermos dar a volta ao mundo nesse avião.
O Solar Impulse agora será transportado para um outro local, também na Suíça, onde, a partir de março, vão ocorrer novos testes.
(O Globo, 4/12)
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