Reconhecidos 266 novos cursos de mestrado e doutorado

Aprovados em todas as instâncias, cursos de pós-graduação foram reconhecido pelo MEC em despacho publicado na sexta-feira, dia 19/06.
Foram 266 novos cursos em todo o país. São 14 na Região Norte, 66 no Nordeste, 116 no Sudeste, 54 no Sul e 16 no Centro-Oeste. Os cursos estão divididos em nove grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Lingüística, Letras e Artes e Multidisciplinar.
(ler mais)


O Diário Oficial da União publicou duas portarias do MEC reconhecendo os cursos aprovados com conceitos entre 3 e 5 pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes, durante as 102ª, 103ª, 104ª e 106ª reuniões – realizadas entre julho e dezembro do ano passado –, assim como em duas reuniões mais antigas: a 94ª (novembro de 2006) e a 95ª (março de 2007).

O processo para o reconhecimento de um curso de pós-graduação e a consequente validade nacional do diploma passa por três estágios. Primeiro, os mestrados e doutorados devem passar na avaliação do CTC-ES da Capes. Depois, os cursos passam pela avaliação e aprovação do Conselho Nacional de Educação (CNE) e só após a publicação do ato do ministro da Educação eles são definidos como reconhecidos.

Para serem recomendados, os cursos são submetidos à Avaliação das Propostas de Cursos Novos de Pós-graduação (APCN), parte do rito estabelecido para a admissão de novos programas e cursos ao Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG).

Ao avaliar as propostas de cursos novos, a Capes verifica sua qualidade e se atendem aos requisitos do nível de formação pretendido. O resultado do processo fundamenta a deliberação do CNE do MEC sobre o reconhecimento de novos cursos.

Veja o despacho publicado no Diário Oficial, com a lista completa dos novos cursos reconhecidos, em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/PO_589_590.pdf

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Capes) .

Postar um comentário

0 Comentários