“O cinema", especificamente, transmite idéias por meio de diálogos, interpretação dos atores, figurinos, cenários, locações, músicas, efeitos sonoros, efeitos visuais. É muita riqueza, merece a nossa atenção, concede argumentos, abre espaço para debates, mexe com os sentimentos dos espectadores”, completa. Há professores que preferem não usar filmes em sala de aula, outros que usam, mas não dentro de projetos pedagógicos sérios, e existem ainda aqueles que pensam ser o filme apenas entretenimento e lazer. De um modo geral, essa utilização não costuma ser planejada em longo prazo, e raramente está conectada ao uso de outros recursos pedagógicos. De fato, não são poucos os casos relatados de professores que nem mesmo as assistiram aos filmes antes de utilizá-los com os alunos. Esses profissionais geralmente usam a produção apenas porque ouviram falar que era interessante ou que versava sobre um tema relacionado aos conteúdos que estavam desenvolvendo em aula.
Quanto antes, melhor
O ideal é que esse trabalho com filmes, assim como aquele que ocorre com os livros, seja iniciado ainda na Educação Infantil, ou nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Educar o olhar, a capacidade de interpretar, de ler aquilo que está sendo trabalhado nos filmes, tudo fica mais fácil se for iniciado bem cedo. Independente da idade do aluno, mesmo que se trate de adolescentes ou adultos, é importante respeitar sua bagagem cultural. João Luís observa que, para evitar problemas e otimizar o uso do recurso, seja qual ele for, deve haver preocupação sobre a realidade do público. “O que quero dizer com isso? Que se iremos trabalhar com grupos que vivem uma realidade distanciada, por exemplo, dos centros urbanos, devemos apresentar as cidades e orientar o olhar sem ofender as origens rurais ou interioranas dessas pessoas. Não podemos, nesse ínterim, ficar a todo o moment o destacando as qualidades e as benesses da vida nas cidades e nem tampouco podemos denegrir o cotidiano das metrópoles”, conclui.
Passo a passo
O elemento mais importante está relacionado à aplicação do filme durante as aulas, ou seja, como o professor pode orientar a ação dos seus alunos para que os melhores resultados possíveis possam ser atingidos. Inclui planejamento prévio para o educador ter clareza quanto aos objetivos relativos à utilização do filme:
1. Se a produção será apresentada na íntegra ou apenas alguns trechos da mesma.
2. Qual a relação entre o filme e os conteúdos trabalhados em sala de aula.
3. Que elementos principais devem ser destacados antes, durante e depois da apresentação da película.
4. As atividades que serão realizadas.
Benefícios do cinema na educação:
• reforça a capacidade de argumentação;
• melhora o vocabulário;
• desenvolve a imaginação;
• dá uma visão mais ampla de mundo ao estudante;
• aproxima os conteúdos escolares do estudante por ser um recurso lúdico;
• facilita a compreensão de temáticas que por vezes podem ser bastante complexas e difíceis de trabalhar em sala de aula;
• abre espaço para debates e comparações com o que foi dito em aula ou estudado a partir de outras fontes;
• mobiliza não apenas a razão e o intelecto, mas também as emoções, o que é, sem dúvida, bastante importante para que os alunos se envolvam e tenham mais disposição para aprender.
(Fonte: Revista Profissão Mestre).
Quanto antes, melhor
O ideal é que esse trabalho com filmes, assim como aquele que ocorre com os livros, seja iniciado ainda na Educação Infantil, ou nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Educar o olhar, a capacidade de interpretar, de ler aquilo que está sendo trabalhado nos filmes, tudo fica mais fácil se for iniciado bem cedo. Independente da idade do aluno, mesmo que se trate de adolescentes ou adultos, é importante respeitar sua bagagem cultural. João Luís observa que, para evitar problemas e otimizar o uso do recurso, seja qual ele for, deve haver preocupação sobre a realidade do público. “O que quero dizer com isso? Que se iremos trabalhar com grupos que vivem uma realidade distanciada, por exemplo, dos centros urbanos, devemos apresentar as cidades e orientar o olhar sem ofender as origens rurais ou interioranas dessas pessoas. Não podemos, nesse ínterim, ficar a todo o moment o destacando as qualidades e as benesses da vida nas cidades e nem tampouco podemos denegrir o cotidiano das metrópoles”, conclui.
Passo a passo
O elemento mais importante está relacionado à aplicação do filme durante as aulas, ou seja, como o professor pode orientar a ação dos seus alunos para que os melhores resultados possíveis possam ser atingidos. Inclui planejamento prévio para o educador ter clareza quanto aos objetivos relativos à utilização do filme:
1. Se a produção será apresentada na íntegra ou apenas alguns trechos da mesma.
2. Qual a relação entre o filme e os conteúdos trabalhados em sala de aula.
3. Que elementos principais devem ser destacados antes, durante e depois da apresentação da película.
4. As atividades que serão realizadas.
Benefícios do cinema na educação:
• reforça a capacidade de argumentação;
• melhora o vocabulário;
• desenvolve a imaginação;
• dá uma visão mais ampla de mundo ao estudante;
• aproxima os conteúdos escolares do estudante por ser um recurso lúdico;
• facilita a compreensão de temáticas que por vezes podem ser bastante complexas e difíceis de trabalhar em sala de aula;
• abre espaço para debates e comparações com o que foi dito em aula ou estudado a partir de outras fontes;
• mobiliza não apenas a razão e o intelecto, mas também as emoções, o que é, sem dúvida, bastante importante para que os alunos se envolvam e tenham mais disposição para aprender.
(Fonte: Revista Profissão Mestre).

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