O objetivo da criação é aumentar a quantidade de espaços verdes na cidade
Telhados verdes são quase obrigatórios quando o assunto é arquitetura sustentável, mas e se o ônibus que você usa todos os dias pudesse vir com um teto coberto de plantas e flores? Essa é a idéia por detrás do sistema criado por Marco Castro Cosio.
Trata-se de um telhado verde feito especialmente para os ônibus. A intenção era que o transporte público pudesse conectar os bairros por onde passa utilizando a natureza, o cuidado ambiental de uma forma lúdica. “O meu objetivo é também aumentar a quantidade de espaços verdes nas cidades”, diz o designer no site oficial do projeto.
Marco ainda sinaliza que a maioria dos ambientes urbanos é feita de concreto, aço e asfalto. Esses materiais só ajudam a aumentar a temperatura do planeta e a poluição nas cidades. As intenções do designer são ambiciosas: segundo ele, um ônibus tem uma superfície de 340 m², e a principal frota de Nova Iorque tem 4.500 deles. Se cada coletivo tiver um jardim, seriam 35 hectares verdes circulando pela cidade.
Os jardins variam conforme os coletivos
A manutenção dos jardins e o tipo de plantas também serão diferenciados. Existem duas configurações de telhados verdes: o tipo intensivo é adequado para tetos de ônibus maiores, que precisam de mais terra e cuidado. No tipo extensivo a seleção de plantas é mais criteriosa, e limita-se a uma vegetação mais leve.
O projeto possui apenas um ônibus que está circulando em Nova Iorque. Entretanto, Marco quer que a idéia tome conta de mais coletivos ao redor da cidade, e que, consequentemente, mais pessoas deixem o carro em casa e optem pela novidade.
Ecod
1 Comentários
Muito Legal! Espero que alguma empresa de ônibus do Brasil adote essa ideia super original e bonita. Meus parabéns ! Estou divulgando..
ResponderExcluirOlá, agradecemos sua visita. Abraço.