quarta-feira, 20 de abril de 2016

5 alimentos que podem transformar seu corpo durante o sono

Mesmo enquanto dormimos, nosso corpo continua em plena ação, e é na hora do sono que determinados tipos de alimentos podem fazer uma verdadeira revolução no seu organismo.

Além de melhorarem a qualidade do sono, alguns nutrientes também auxiliam no crescimento muscular e até no aumento do metabolismo enquanto você dorme.

"A taxa metabólica basal diminui quando estamos dormindo. O corpo gasta menos energia. Alimentação saudável antes de dormir ajuda o sono restaurador e melhora o aproveitamento dos nutrientes", explica à Exame.com a nutricionista e coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia do IBMR, Ana Gonçalves.

amendoas-ecod.jpg
Amêndoas, castanhas e nozes são fontes de ácidos graxos essenciais
Foto: Eduardo Maida/Flickr/(cc)

Oleaginosas


Alimentos como amêndoas, castanhas e nozes são fontes de ácidos graxos essenciais, mas precisam ser consumidos em quantidades moderadas.


De acordo com a especialista, tratam-se de importantes alimentos que garantem o transporte de oxigênio, a produção de energia, a melhora das funções nervosas.

“Eles também auxiliam no crescimento muscular, na manutenção das células, no aumento do metabolismo, na produção de novos neurônios e na regulação hormonal, ajudando na manutenção do organismo enquanto dormimos”, afirma Ana Gonçalves.

salmao-ecod.jpg
Os peixes, principalmente salmão e sardinha, são constituídos de proteínas completas
Foto: Gustavo Fumero/Flickr/(cc)

Peixes


Os peixes, principalmente salmão e sardinha, são constituídos de proteínas completas, com seus aminoácidos essenciais e lipídios com ácidos graxos - Ômega-3 e 6.


Segundo a nutricionista, eles contêm alta concentração de ácido linoléico, que ajuda na produção de hormônios chamados eicosanóides – utilizado no funcionamento normal do cérebro e também estão envolvidos na regulação da pressão sanguínea e na resposta imunológica do organismo que recuperamos durante as noite, além de fundamentais no sistema nervoso e na recuperação muscular.

graodebico-ecod.jpg
Leguminosas possuem alto teor proteico e uma combinação de aminoácidos com triptofano, que aparece em grandes quantidades
 Foto: camilla felicori/Flickr/(cc)

Leguminosas


As leguminosas, como grão de bico e soja, são excelentes fontes de magnésio e trabalham o relaxamento muscular, além de ajudar o corpo a deixar de lado as tensões do dia, favorecendo o bom sono.


Segundo a nutricionista, elas possuem alto teor proteico e uma combinação de aminoácidos com triptofano, que aparece em grandes quantidades.

“É usada pelo organismo para a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança”, explica.

queijo-ecod.jpg
Alimentos como queijo magro e iogurtes são ricos em aminoácido triptofano
Foto: Alan Kleina Mendes/Flickr/(cc)

Leite e seus derivados


Alimentos como queijo magro e iogurtes são ricos em aminoácido triptofano, precursor da serotonina.

Eles também são opções que ajudam no relaxamento e na manutenção de um sono mais tranquilo.

banana-ecod.jpg
Banana é fonte de magnésio e ajuda no relaxamento muscular e na diminuição do estresse
Foto: Peter Miller/Flickr/(cc)

Banana
Já a banana é fonte de magnésio, ajuda no relaxamento muscular e na diminuição do estresse, além de ser ótima fonte de triptofano e rica em outros nutrientes.


(ECOD)