Partes de meteorito que provocou fim dos dinossauros são achadas na Colômbia

Uma equipe de cientistas liderada pelo geólogo Hermann Bermúdez encontrou na ilha colombiana da Gorgonilla, no Oceano Pacífico, fragmentos do meteorito que há 66 milhões de anos provocou a extinção dos dinossauros.


“São evidências do choque do meteorito, umas partículas milimétricas que são o resultado de quando o meteorito se chocou”, afirmou Bermúdez à Agência Efe.

Esses pequenos pedaços, denominados esferulitos, têm parte do material da plataforma continental do que hoje é a Península de Iucatã e que se fundiram com fragmentos do meteorito. Estes esferulitos têm dois centímetros de espessura e aspecto similar ao de bolinhas de gude, porque, de fato, são de vidro.

Ao se chocar com a superfície terrestre, eles abriram uma cratera de 200 quilômetros de diâmetro, o Chicxulub, localizado na Península de Iucatã. O impacto ocasionou tsunamis e uma catástrofe ambiental que produziu a extinção total dos dinossauros e de sua era.

De acordo com Bermúdez, trata-se de uma descoberta única porque grandes especialistas do mundo que colaboraram com ele, e que “conhecem todos os pontos do planeta onde há evidência do impacto”, disseram “nunca ter visto uma preservação como esta”.

Ainda não está clara a razão para os fragmentos estarem tão bem conservados, mas a suspeita é que a Gorgonilla “estava no fundo mar” e só milhões de anos depois emergiu à superfície.

“Em outros lugares os materiais ficaram muito perto da superfície por milhões de anos”, destacou.

Este é o primeiro fragmento descoberto na América do Sul, já que até hoje eram conhecidos apenas os pedaços do meteorito no centro e norte do continente americano. Isso permitirá, além de conhecer melhor do que era feito o meteorito, saber o que acontecia na região há 66 milhões de anos.

O cientista começou a trabalhar no tema em 2004, arcando com todo o custo das pesquisas, já que, segundo ele, não há apoio para o trabalho científico na Colômbia. No ano passado, ele conseguiu apoio internacional.

Apesar da falta de financiamento, o cientista espera continuar trabalhando para, com base nos restos achados na Gorgonilla, demonstrar que quando o meteorito caiu houve um “megaterremoto de magnitude 13 (na escala Richter) que sacudiu o Ocidente”.

“Queremos juntar isto com outros vetores do México e do sul dos Estados Unidos para modelar a presença deste terremoto com evidências na Gorgonilla, onde esta muito bem preservado”, concluiu. 

(Fonte: UOL)