Adaptador criado por brasileiros transforma lâmpada comum em inteligente

Projeto Bluelux que conecta lâmpadas a aplicativo bateu em poucos dias meta inicial em campanha de financiamento coletivo.



Três brasileiros de Belo Horizonte pretendem gerar mais economia nas contas de energia elétrica com uma adaptador para lâmpadas rosqueadas e um aplicativo para smartphone.
Tiago Loureiro, Wellington Soares Junior e Vinicius Loureiro, criadores da startup Bluelux, desenvolveram um protótipo funcional do adaptador que torna lâmpadas comuns em suas versões inteligentes. Por meio do aplicativo, é possível apagar, acender e controlar a iluminação dos ambientes por meio do celular.
Investindo no conceito de Smart home, o projeto que leva o nome da startup passou pelas fases de estudos, criação e desenvolvimento, e agora entra em fase de financiamento coletivopara arrecadar fundos e iniciar a produção em massa. Em poucos dias, o projeto já superou a meta inicial de R$ 15 mil.
“Geralmente esquecemos lâmpadas acesas, e isso gera desconforto visual e desperdício de eletricidade. Além disso, o acionamento manual do interruptor pode ser incômodo para pessoas idosas ou com alguma restrição em sua mobilidade. Nossa objetivo ao criar o Bluelux é melhorar e automatizar os interruptores, e assim oferecer ao consumidor um adaptador universal que transforma lampadas comuns em lâmpadas inteligentes”, diz Tiago Loureiro, um dos criadores do projeto.
Loureiro defende que embora já existam lâmpadas inteligentes no mercado, nenhuma delas se adapta a todos os ambientes com a mesma versatilidade e recursos que o Bluelux oferece.
O adaptador pode ser adquirido nas opções Bluelux (para lâmpadas rosqueadas) e Bluelux® Pro (feito para integrar lustres, lâmpadas embutidas e fitas de LED), e ambos oferecem as funcionalidades Timeflow, que ajusta automaticamente o brilho de cada ambiente ao longo do dia e da noite e integração com smartwatch, que permite acessar o app pelo relógio e apagar as luzes com palmas. Já o aplicativo pode ser adquirido gratuitamente pelo Google Play e App Store.
Interessados podem adquirir o produto por valores promocionais a partir de R$ 135,00 na plataforma de financiamento coletivo Kickante.
(Fonte: http://idgnow.com.br/)