Sua louça pode tornar-se 'auto-lavável' em um futuro próximo

Lavar louça está longe de ser uma atividade que dê gosto de fazer, não é mesmo? Fala sério! Dá para contar nos dedos as pessoas que façam essa tarefa com prazer.
louca-ecod.jpg

 Uma solução futura poderá vir do estúdio sueco de design Tomorrow Machine, que em parceria com o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo criou o conceito de utensílios com revestimento superhidrofóbico (água) e oleofóbico (hidrocarbonetos), prometendo repelir quase que completamente todo o líquido.

Através da nanotecnologia, cria-se uma barreira de ar em sua superfície, que repulsa água, óleo e outras sujeiras. Com durabilidade, os utensílios também permitem poupar água, energia elétrica e dinheiro. Os criadores garantem que o produto será ambientalmente correto durante o processo de fabricação e ciclo de vida, pois não necessita de substâncias químicas e nem água.


A ideia surgiu quando a equipe de designers da Tomorrow Machine foi desafiada pela Federação Sueca das Indústrias Florestais a desenvolver um produto futurístico a partir da celulose extraída das árvores.



Por enquanto, ainda é um protótipo e requer mais estudos, mas já dá pra ir sonhando em não ter que lavar mais louça. Nada mais, hein?

Assista ao vídeo de apresentação do conceito:



 (FONTE: ECOD)