quinta-feira, 23 de julho de 2015

Salvador vai de Bike instala totens de oficinas públicas para bicicletas

Um totem com ferramentas para pequenos reparos e ajustes, além de bomba para calibrar os pneus das bicicletas. É assim o Bike Pit Stop, uma iniciativa pioneira em espaços públicos no Brasil que permite realizar estes serviços de forma rápida e gratuita.

 totem-ecod.jpg
Equipamento permite a realização de manutenção geral das bicicletas
Fotos: Valter Pontes/Agecom

O equipamento, que contará com 40 estações em toda a cidade de Salvador até o final de 2015, contribui para a segurança dos ciclistas evitando acidentes, pois permite a realização de manutenção geral das bicicletas. Os primeiros equipamentos já começaram a ser instalados na quinta-feira, 9 de julho, na Barra (Rua Dias D’Ávila), e em Ondina, próximo ao Quartel da Aeronáutica.

A instalação dos Bike Pit Stops, que funcionarão 24 horas por dia, é uma iniciativa do Movimento Salvador Vai de Bike, com o apoio da iniciativa privada, por meio de parceria com o Banco Itaú. Os equipamentos serão instalados pela Secretaria de Manutenção (Seman) em pontos estratégicos da capital baiana.

“Estamos sempre buscando oportunidades de inovação para estimular cada vez mais o uso da bicicleta em nossa cidade. Esses equipamentos são utilizados em algumas cidades ao redor do mundo, mas os que teremos aqui foram completamente desenvolvidos por empreendedores locais”, ressaltou o presidente da Saltur e coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, Isaac Edington.

O ciclista Daniel Bagdeve, que também é proprietário de uma empresa de entregas rápidas feitas de bicicleta, a Já Fui de Bike, apoiou a iniciativa e já testou sua bicicleta no totem da Barra. “As ferramentas são de qualidade e o suporte facilita bastante a realização de pequenos reparos. O conjunto será muito útil para quem ainda não tem ferramentas ou se depara com problemas quando já está pedalando na rua. Salvador está inovando com essa solução que vemos em cidades conhecidas pelo grande número de ciclistas. Eu usarei muito”, comemorou Daniel ao testar o equipamento instalado na Barra, que já está em pleno funcionamento, assim como a unidade de Ondina.

GALERIA DE FOTOS (clique na imagem para ampliar)

(FONTE: ECOD)