Nova plataforma da Xerox promete acabar com a cola em provas

Interface chamada Gestão Inteligente de Provas tem correção inteligente e gera estatísticas de acompanhamento do aprendizado para a personalização das aulas.


A Xerox aposta na tecnologia para combater a trapaça dos seres humanos. A empresa lançou sua Gestão Inteligente de Provas (GIP) para combater a cola entre os estudantes e potencializar o aprendizado. A interface web permite a criação de provas onde a ordem das questões (digitadas ou escolhidas a partir de um banco de dados) e suas alternativas são embaralhadas em dezenas de versões que prometem inviabilizar a trapaça. 
As avaliações são corrigidas de forma automatizada pelo algoritmo de Opticak Mark Recognition (OMR), que reconhece as respostas em menos de um segundo. Após a correção, o sistema gera informações estatísticas para que os professores mapeiem as dificuldades de seus alunos e planeje suas aulas de acordo.
“Para os professores, o GIP representa uma revolução no dia a dia em sala de aula, pois o nível de personalização das provas é tão avançado, que elas são impressas com a ordem de questões diferenciadas e foto do aluno. São identificadas por QR Code e o envio de resultados é automático por e-mail, otimizando o tempo dos educadores. Certamente com o GIP as colas dos alunos estão com os dias contados”, informa Daliana Farjallat, gerente de Negócios da Xerox. 
Segundo ela, o sistema (que integra o painel da multifuncional Xerox ) pode ser operado de forma intuitiva em Windows, Linux e Mac.   
“A possibilidade de ter diversas variáveis integradas em uma plataforma dinamiza todo o processo educacional de uma instituição de ensino. A correção de provas multidisciplinares é feita com resultados por disciplina e o professor ainda conta com a opção de anular questões ou definir peso específico. O GIP é uma evolução do Xerox SCFLink”, conclui Daliana.

(Fonte: IDGNOW)