Marca lança linha de roupas 100% biodegradável à base de plantas

Viver em um mundo globalizado significa que a roupa à venda em Londres pode muito bem ter sido produzida com matérias-primas da América, tecido mexicano e armazenada em uma fábrica na Turquia antes de chegar até o consumidor. 

freitag-ecod.jpg
Peças são fabricadas por uma pequena equipe de especialistas do setor têxtil
Foto: Freitag/Divulgação

Ao pensar nesse ciclo, que costuma incluir uma pegada ecológica considerável, a marca suíça Freitag decidiu apostar em uma linha 100% biodegradável, composta por produtos locais.

As mochilas, por exemplo, são feitas de lonas reutilizadas, que ganham um novo ciclo de vida. Já a linha de vestuário é produzida de forma sustentável e totalmente compostável. Todas as matérias-primas são à base de fibras de plantas, tais como cânhamo, que são cultivadas na fábrica de Zurique. As plantas demandam menor consumo de água do que materiais como algodão, por exemplo. Dessa forma, a empresa também evita percorrer grandes distâncias para o transporte, o que evita a emissão de gases causadores do efeito estufa.

As peças são fabricadas por uma pequena equipe de especialistas do setor têxtil. Eles reduzem ao máximo as taxas de produtos químicos utilizados no processo de produção. Desde os botões das camisas são biodegradáveis, assim, no pós-uso, eles podem contribuir com a fertilização do solo. A única exceção é o botão da calça de metal - que pode ser facilmente retirado e reutilizado.

A Freitag vende sua linha completa (incluindo calças, camisas longas e curtas) nas lojas em todo o norte da Europa, mas seus idealizadores planejam explorar a América do Norte no futuro.

O exemplo da empresa, pode, de qualquer forma, estimular outras marcas a escolherem matérias-primas mais sustentáveis e processos inovadores para melhorar a pegada ecológica dos seus produtos, uma vez que o nicho de mercado dos consumidores ambientalmente corretos cresce cada vez mais.
COMENTÁRIOS