Fábrica da Ford terá painel solar para recarga de carros elétricos

A Ford anunciou que vai construir, na sua sede mundial nos Estados Unidos, o maior painel solar do estado de Michigan, junto com a empresa de eletricidade DTE Energy.

 ford-fabrica-ecod.jpg
Projeto mostra um carro elétrico plug in sendo abastecido na fábrica da montadora
Imagem: Divulgação

 A instalação terá 360 vagas de estacionamento coberto e 30 estações de recarga para veículos elétricos plug-in, como os híbridos Ford Fusion Energi e Ford C-MAX Energi. Haverá também no local um centro de informações para divulgação da energia solar aos visitantes.

"A Ford tem uma longa história de inovação e um profundo compromisso com a sustentabilidade", diz Bill Ford, presidente do Conselho da Ford. "Nosso propósito fundamental como empresa é tornar a vida das pessoas melhor. Fazemos isso por meio da criação de produtos de destaque, investindo nas comunidades onde nossos empregados vivem e trabalham e usando a tecnologia para enfrentar os desafios globais de sustentabilidade, conceitos que estão presentes neste projeto."

O painel de energia solar da Ford terá capacidade de gerar 1,038 MW de eletricidade, suficiente para abastecer 158 casas de porte médio. Será a segunda maior instalação do gênero no centro-oeste norte-americano (atrás da instalação de 1,1 MW do Zoológico de Cincinnati, em Ohio), o que reduzirá a quantidade de eletricidade usada pela montadora em seus escritórios. Além disso, segundo a multinacional, ele vai compensar a emissão de cerca de 794 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.



"Telhado vivo"Estamos entusiasmados em colaborar com a DTE Energy para trazer uma fonte de energia mais eficiente e renovável para nossos escritórios", destaca Donna Inch, presidente da Ford Motor Land Development Corporation. "Este projeto inovador vai beneficiar tanto a DTE Energy como a Ford e é mais um exemplo do nosso trabalho para construir um futuro mais sustentável."


Pelo acordo, a DTE Energy vai construir, operar e manter a garagem por 20 anos, como parte do plano de gerar 10% de sua energia a partir de fontes renováveis até 2015. A construção deve começar em setembro e ser concluída no início de 2015.

Esta é a segunda parceria da Ford com a DTE Energy nos últimos anos. Em 2010, elas instalaram um painel solar de 500 kW na fábrica da Ford em Wayne, Michigan, ajudando a alimentar a linha onde são produzidos os modelos Focus, Focus Electric, C-MAX Hybrid e C-MAX Energi.

A sede mundial da Ford abriga também outras inovações ambientais. Uma delas é o "telhado vivo", composto de 11 espécies de plantas que ajudam no reaproveitamento da água de chuva e reduzem o calor no edifício em 70%, economizando energia na refrigeração.

ECOD