Conheça 6 cidades que trocaram rodovias por mais parques urbanos

Ao invés de construir mais rodovias e priorizar os carros, algumas cidades diminuem cada vez mais os espaços para automóveis, ao substituírem essas estruturas por grandes parques, concentrarem investimentos no transporte público e ampliarem o uso das bicicletas.

cidade-parque10-ecod-1.jpg
Foto: Avi Schwab



Como consequência dessas ações, essas cidades diminuem a poluição e acrescentam mais paisagens verdes a ambientes cinzentos.

Archdaily listou seis cidades que têm implantado esse tipo de transformação pelo mundo:

1. Harbor Drive, Portland – EUA

Essa foi uma das primeiras auto-estradas dos Estados Unidos, construída ao lado do rio Willamette que deu lugar ao parque chamado Tom McCall. A ponte Hawthorne, que antes era usada como autoestrada, hoje é exclusiva para ciclistas e pedestres, ligando a Primeira Avenida com o parque.

cidade-parque-ecod1.jpg
cidade-parque-ecod2.jpg

2. Cheonggyecheon, Seul – Coreia do Sul

A gigantesca autoestrada elevada em Seul foi construída sobre um canal e diariamente passavam mais de 160 mil veículos sobre ela. Foi substituída pelo projeto de Kee Yeon Hwang que visava a despoluição do canal, recuperando o espaço e ainda diminuindo os níveis de ruído e temperatura do lugar.

 cidade-parque-3ecod.jpg
cidade-parque4ecod.jpg

3. Pier Freeway, São Francisco – EUA

Apesar de já se falar na demolição dessa estrada desde 1980, sua transformação foi concluída somente em 1991, após ter sido danificada pelo terremoto de 1989. Atualmente o lugar tem uma das melhores vistas da baía de São Francisco e conta com muitos quilômetros de passeios para pedestres e ciclistas.

cidade-parque-5ecod.jpg
cidade-parque6-ecod.jpg

4. Madrid Río, Madrid – Espanha

O projeto Madrid Río tinha o intuito de recuperar a margem do Rio Manzares, porém, trechos da autopista M-30 dificultavam o trabalho. Foi então que se decidiu mudar tudo – devido ao fato da região conter muitos monumentos históricos, foi decidido manter a história da região dentro do parque e, até à Puerta del Rey, voltou a sua localização original, já que tinha sido deslocada durante a construção da autoestrada.

 cidade-parque7ecod.jpg
cidade-parque8ecod.jpg

5. Park East Freeway, Milwaukee – EUA

Desde os anos 60, um projeto previa que o centro da cidade fosse cercado pela autoestrada Park East Freeway. No entanto, a autoestrada nunca foi terminada devido a argumentação opositora de moradores. Hoje o projeto Park East Corridor está em desenvolvimento e, quando inaugurado, permitirá livre acesso do centro da cidade até o rio.

cidade-parque9ecod.jpg
cidade-parque10-ecod.jpg 

6. Alaskan Way, Seattle – EUA

Um terremoto danificou este viaduto em Seattle em 2001. Então os responsáveis políticos optaram por fazer um túnel subterrâneo com quatro pistas para que, na superfície, o passeio Bahía Elliot se una com o resto da cidade através de um novo espaço para pedestres. A inauguração do parque está prevista para o próximo ano.

cidade-parque11.jpg
cidade-parque12-ecod.jpg

Atualmente, estamos passando por um grande debate sobre como transformar o Minhocão (elevado Costa e Silva) em um jardim suspenso, até com piscina. Alguns argumentam que o projeto deixaria o trânsito mais caótico, mas a maioria defende que a ideia transformará o Minhocão num espaço para pessoas, e não mais para carros.

ECOD