Mozilla lança primeira versão 64-bit do Firefox para Windows

Por enquanto, navegação 64-bit está disponível apenas na Developer Edition, mas lançamento para público geral deve acontecer em poucos meses.

A Mozilla entrou para a festa da navegação 64-bit com o Firefox para Windows, mas apenas na Edição de Desenvolvedores (Developer Edition) por enquanto.
A Developer Edition é uma versão especial do Firefox com ferramentas embutidas para a criação de sites e web apps. Enquanto o Mac OS X e o Linux já possuem uma versão 64-bit, a Mozilla só está adicionando agora uma edição para Windows com suporte 64-bit.
A principal vantagem da navegação 64-bit é a habilidade de lidar com mais de 4GB de RAM, permitindo web apps melhores. Como exemplo, a Mozilla aponta para games que rodam a Unreal Engine, da Epic, notando que um browser 64-bit pode armazenar muito mais itens na memória. “Para alguns dos maiores desses aplicativos, um navegador de 64-bit significa a diferença entre um game rodar ou não”, afirmou a Mozilla em seu blog.
Além da memória adicional, a Mozilla diz que o navegador 64-bit é simplesmente mais rápido, acelerando o código JavaScript em novos registros e instruções de hardware que não estão disponíveis na versão 32-bit. Em um teste com determinados aplicativos JavaScript, a velocidade melhorou entre 8% e 17%.
Ainda não está claro quando a navegação de 64-bit vai chegar à versão principal do Firefox para Windows. Mas se pensarmos que a Developer Edition está no número 38, e a versão estável no 36, um lançamento geral provavelmente acontecerá em alguns meses.
Caso você esteja rodando uma Developer Edition do Firefox agora e queira mudar para a edição 64-bit, a Mozilla recomenda desinstalar o Win32 sem apagar seu perfil, e então baixar a versão 64-bit.
(idgnow)