Google Translate agora traduz imagens e conversas em tempo real

Segundo empresa, recurso está mais ágil e fácil de usar. Atualização já está disponível para os aplicativos do Translate no iOS e Android.



Como prometido, o Google anunciou nesta quarta-feira, 14/1, uma grande atualização para o Google Translate nas plataformas Android e iOS. Os novos recursos incluem integração com o Word Lens para tradução automática de texto escrito em placas/sinalizações de rua, cardápios ou outros itens impressos. O novo app do Google Translate também adiciona tradução melhorada para conversas em tempo real.
O Google diz que a nova atualização “transformará seu aparelho mobile em uma ferramenta de tradução ainda mais poderosa”.
Por que isso importa: sempre que uma empresa entra na área pela qual um rival é famoso, a concorrência aumenta rapidamente. As melhorias do Google Translate parecem ser uma resposta ao Skype Translator beta, a ferramenta de tradução automática em tempo real embutida no Skype. Mas a ferramenta de tradução do Google funciona como um aplicativo separado, e, apesar de possuir alguns recursos de tradução no Chrome, o Translate atualmente fica separado do pacote de apps do Google. Será interessante ver se os novos recursos separados do Translate são o preview de um recurso no estilo do Skype Translator para o Hangouts.
Integração com o Word Lens
O Google comprou a Quest Visual, criadora da Word Lens, em maio de 2014, e desde então vem integrando esses recursos ao Translate. Assim como no Word Lens, para usar o novo recurso no Translate, tudo que você precisa fazer é tocar no botão de câmera no Google Translate, apontar seu telefone para o texto em um idioma estrangeiro, e uma tradução aparece na tela em questão de segundos. Não é mais preciso tirar uma foto e arrastar o dedo na tela para destacar o texto.
Modo de conversa
O Google vem brincando com um modo de conversa para o Translate desde 2010. Com a atualização, a empresa diz ter adicionado melhorias ao recurso, que tinha alguns problemas.
De acordo com a empresa, o Translate ficou mais rápido e ganhou novidades bem-vindas. Agora, por exemplo, não é mais preciso apertar um botão do app sempre que você falar algo para receber a tradução. 
Depois de escolher os dois idiomas da conversa (para tradução), o Translate só precisa ser “apresentado” aos participantes da conversa. Feito isso, a ferramenta reconhecerá automaticamente a língua falada e começará a tradução em tempo real.
(IDGNOW)