10 atitudes que pessoas de sucesso tomam antes do café da manhã

Autora norte-americana pesquisou rotina de grandes executivos para fazer um pequeno guia de atitudes matinais.Você que persegue o sucesso e não sabe mais o que fazer para alcançá-lo tem uma lista de atitudes que ajudarão neste caminho. Mas elas precisam ser feitas antes de tomar o café da manhã.


Segundo o livro "O que as pessoas de sucesso fazem antes do café da manhã" – na tradução literal do original em inglês da autora Laura Vanderkam (What the Most Successful People Do Before Breakfast: And Two Other Short Guides to Achieving More at Work and at Home) – a estratégia ajuda a levantar da cama com o foco no que é importante para seu desenvolvimento.

A autora cita os estudos do professor de Psicologia da Universidade da Flórida Roy Baumeister cuja a linha de pesquisa indica que a "força de vontade é como um músculo que fica cansado por excesso de uso". De acordo com os estudos de Baumeister′s, é de manhã cedo que oferecemos um novo suprimento de força de vontade e as pessoas tendem a ser mais otimista e mais dispostas para enfrentar tarefas desafiadoras.

O livro de Laura apresenta um paralelo entre atitudes que estão na rotina de 20 executivos de sucesso e são tomadas quando estão descansados, após uma noite de sono e antes da primeira refeição do dia.

Veja a lista:

Manhãs produtivas começam com um acordar cedo

Em um levantamento com 20 executivos feitos pela autora do livro, 90 % disseram que acordar antes 6h em dias de semana . A CEO da Pepsico, Indra Nooyi, acorda às 4h, por exemplo.

Faça exercícios antes do expediente

A atividade física feita de manhã é poderosa para a disposição ao longo do dia. A CEO da Xerox, Ursula Burns, faz uma treinamento com personal a partir de 6h.

O treino pré-café da manhã ajuda a reduzir o estresse no final do dia, neutraliza os efeitos da dieta rica em gordura e melhora o sono. Mas lembre-se que antes do exercício é indicado comer algo leve, como iogurte, leite ou suco natural de frutas. Depois, café da manhã reforçado.

Trabalhe em projetos prioritários

As primeiras horas da manhã, as mais sileciosas, são boas para desenvolver projetos com foco e sem interrupções. A dica aqui é colocar um prazo de tempo e desenvolvê-lo gradualmente dia após dia.

Trabalhe em um projeto pessoal

Escolher as primeiras horas para tocar projetos que despertem suas paixões, são estimulantes para o dia todo e para a vida. Fazendo isso na primeira hora acordado é uma forma de ter um encontro marcado para atividades prazerosas.

Use as primeiras horas para se dedicar à família

Geralmente, a hora escolhida para se dedicar à família é perto do jantar. Mas a qualidade desses momentos é superior na parte da manhã, pois o dia pode fugir ao controle e, muitas vezes, a refeição noturna pode até não ocorrer.

Crie rituais matinais com seu parceiro ou parceira

Com a alta da energia ao acordar, a autora pergunta: o que poderia ser melhor do que o sexo antes do amanhecer para energizá-lo para o dia? Ela responde que o sexo pode regular humores e queimar calorias. Caso a estratégia não funcione, o casal pode usar as primeiras horas matinais para conversar sem compromisso, se conectando mais.

Faça networking no café da manhã

Crie momentos com pessoas que você tenha afinidade no trabalho para se encontrar e tomar a primeira refeição do dia juntos, como fazemos no jantar. Além de agradável, os restaurantes que servem essa refeição são menos agitados do que no almoço ou coquetéis barulhentos.

Medite

Pessoas que têm dificuldade de se desconectar das obrigações devem procurar exercícios de meditação ou ioga. Antes de sair de casa, muitas pessoas bem-sucedidas dedicam-se a uma prática espiritual como a meditação ou oração para centrar-se na "corrida" do dia.

Faça uma lista de coisas que te agradam

Expressar gratidão é outra ótima maneira de centrar-se e obter uma perspectiva adequada antes de ir para o escritório. Por isso faça uma lista de favores recebidos e o que te agrada nas pessoas. Depois, comunique essas pessoas sobre sua gratidão. 

Veja as notícias do dia

Segundo o livro, pessoas de sucesso se informam ao acordar, checam e-mails e leem notícias. O CEO da GE, Jeff Immelt, começa o dia fazendo ginástica, lendo jornais e vendo telejornais. Isso o ajuda a ter boas ideias ao longo do dia, segundo a autora do livro.

Fonte: IG Economia - 25/11/2014