Ônibus são adaptados para transportar passageiros-ciclistas no Espírito Santo

Ainda em fase de testes, o Bike GV, um ônibus adaptado para transportar também bicicletas, opera no percurso de Vitória a Vila Velha, no Espírito Santo, desde segunda-feira, 18 de novembro. 

bikegv.jpg
O sistema está em fase de teste
Foto: Fred Loureiro/Divulgação

O trajeto do sistema liga as duas cidades pela Terceira Ponte, local que não possui ciclovia. O transporte foi criado como uma alternativa para a travessia dos ciclistas.

A subsecretária de mobilidade urbana, Luciene Becacici, explica a criação do sistema: "A ponte tem uma rampa muito longa e inclinada, por isso, uma ciclovia nela seria inviável. Pensamos no ônibus como uma solução para os ciclistas ou para o usuário na redução do tempo de viagem, de Vitória a Vila Velha, criamos uma infraestrutura cicloviária que liga os dois municípios".

O veículo possui lugares adaptados para até 17 bicicletas e seus respectivos donos, além de contar com mecanismos próprios para a fixação das bikes, que viajam travadas. O serviço, que vai funcionar diariamente, de 6h às 20h30, tem passagens que custam R$ 1,25.

Inicialmente, a chamada linha 400 contará com dois veículos e fará viagens a cada 30 minutos, nos horários de pico, e a cada 45 minutos, fora do pico - no total, são 48 viagens diárias.

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb/GV), responsável pelo serviço, informou que aceitará sugestões para a melhoria do serviço. Os capixabas poderão utilizar o sistema nos pontos de ônibus localizados na Avenida Carioca (ao lado do Terminal do Transcol), em Vila Velha, e na Praça da Ciência, em Vitória.

(ECOD)

Postar um comentário

0 Comentários