Próxima geração do USB terá conector reversível

Conector poderá ser plugado “de qualquer jeito”, e está sendo projetado para uso em aparelhos “super finos”.


O USB 3.0 Promoter Group, entidade que promove a especificação USB 3.0, anunciou que futuras versões do padrão poderão usar um novo tipo de conector batizado de “Type-C” (Tipo C) que será reversível, ou seja, pode ser encaixado de qualquer forma, sem um “jeito certo”.
Segundo o grupo o conector está sendo projetado para uso em dispositivos USB 3.1 e USB 2.0, e será um redesenho completo em relação aos conectores atuais. Será similar em tamanho ao conector micro USB (tecnicamente “USB 2.0 Micro-B) usado na maioria dos smartphones modernos, e suportará “scalable power charging”, uma técnica que adapta a corrente e voltagem transmitidas através do cabo às necessidades do aparelho sendo carregado.
A Apple iniciou a adoção de um conector reversível, chamado de “Lightning”, em seus dispositivos móveis a partir do lançamento do iPhone 5. O conector USB Type-C poderá ser usado para transmitir energia, dados e vídeo, mas não será compatível com as portas atuais. Entretanto a especificação irá definir cabos e adaptadores que poderão ser usados com os aparelhos já existentes. 
Segundo o grupo, que tem entre seus membros empresas como a HP, Intel, Microsoft, Renesas Electronics e Texas Instruments, o novo conector deve seguir as tendências de design em termos de tamanho e usabilidade, e será a base para futuras versões do USB. Além disso, irá possibilitar uma nova geração de aparelhos “super finos”, onde os conectores atuais não caberiam.
A especificação Type-C estará disponível para análise pela indústria no primeiro trimestre de 2014, e sua versão final deve ser publicada em meados no ano que vem. Ainda não há informações sobre quando os primeiros aparelhos com o novo conector chegarão ao mercado.
(PCWORLD)

Postar um comentário

0 Comentários