Transforme seu tablet em uma babá digital

Aprenda a bloquear conteúdo inadequado, proteger seu hardware contra danos e escolher os apps certos para que os pimpolhos possam se divertir sem preocupação!


Quem tem crianças em casa conhece a cena: mal você tira o smartphone do bolso ou se senta no sofá com seu tablet e logo vem aquelas mãozinhas querendo pegá-lo. As crianças adoram nossos gadgets e, para ser honesto, eles podem ser ótimas ferramentas para auxiliar no desenvolvimento delas. O tamanho e as interfaces baseads no toque parecem sob medida para os pequeninos que não tem habilidade motora completamente desenvolvida.
Mas a maioria dos tablets não são feitos para crianças. Eles são aparelhos eletrônicos delicados e fornecem acesso completo à Internet e a todo um conjunto de aplicativos e conteúdo que no melhor dos casos é incompreensível, e no pior deles totalmente inapropriado, para as pequenas mentes. Felizmente, tornar seu tablet mais seguro para os pimpolhos é, com o perdão da expressão, brincadeira de criança.
Use os controle para os pais
Desde a versão 6 o iOS vem com um conjunto de controles que você pode usar para limitar os tipos de aplicativos e ajustes que suas crianças podem acessar em seu iPad. Para ativar estes controles abra o aplicativo Ajustes, toque em Geral e em Restrições. Toque em Ativar Restrições e o iOS irá lhe pedir uma senha, que você precisará informar para modificar quaisquer restrições no futuro. Digite uma senha de quatro dígitos à sua escolha e confirme.
Com as restrições do iOS você pode impedir que seus filhos abram apps acima de uma determinada classificação etária, pode desabilitar o Safari, a câmera e o FaceTime (entre outras coisas), impedir que músicas e vídeos com conteúdo classificado como “explícito” sejam reproduzidas e modificar ajustes de privacidade de vários aspectos do iOS.
Já o Android inclui, desde a versão 4.2, um sistema que permite a criação de perfis separados para cada usuário de um tablet, assim como as contas de usuário de um computador. E o Android 4.3 aprimorou este recurso adicionando um tipo de perfil restrito, que lhe permite controlar, em certo grau, os apps que suas crianças podem acessar.
Para criar uma conta restrita no Android 4.3 abra o app Config., selecione Usuários, e então em Adicionar usuário ou perfil. O sistema irá perguntar qual tipo de perfil você quer criar. Selecione Perfil restrito e indique quais apps você não quer que seus filhos acessem.
Instale os apps certos
Depois de impedir que seus filhos acessem os apps errados, é hora de instalar muitos apps para que eles possam se manter ocupados. No iOS a App Store tem uma categoria inteira dedicada a conteúdo infantil, chamada Crianças, como jogos não violentos, livros infantis, conteído educacional e mais. Nesta seção também são destacadas apps que podem ser interessantes para determinadas faixas etárias. Por exemplo, há sugestões para quem tem 5 anos ou menos, e também para crianças de 6 a 8 anos e de 9 a 11. Você também pode dar uma olhada nas categorias Entretenimento e Educação. Cada app na App Store tem uma faixa etária indicada pela Apple, e aqueles classificados como 4+, por exemplo, são livres de conteúdo questionável.
tabletcrianca_conteudoios-580px.jpg
A App Store tem uma seção específica só com apps para crianças
Já a loja Google Play não tem uma sessão dedicada com apps para crianças, então você deve procurar em categorias como EducaçãoEntretenimento e Jogos por apps compatíveis com a faixa etária de seus pequenos. Esta informação está no campo Avaliação de conteúdo, sob Informações adicionais na página do app. Se você tem filhos pequenos, procure apps classificados para Todos.
Proteja seu tablet!
Você quer que seu tablet fique inteiro, certo? Nesse caso uma capa, estojo ou “case” durável é essencial. Você provavelmente irá querer algo que possa oferecer alguma proteção contra as inevitáveis quedas e batidas, então procure algo feito de um material capaz de absorver impactos, como borracha ou silicone.
tabletcrianca_conteudoandroid-580px.jpg
No Android, a classificação de conteúdo dos apps está "escondida"
Procure também algo que tenha uma proteção para a tela (já viu as mãos de seus filhos?). Modelos que usam travas pra ficar fechadas não são ideais para crianças pequenas. Em vez disso escolha uma que use ou um imã ou tiras de velcro.
Há capas específicas para as crianças, como a iGuy da Speck Products. Feita de borracha e com um formato humanóide, ela tem pés para manter o tablet de pé e braços que funcionam como alças. 
A Ballistic é outra empresa que produz capas que valem uma olhada: são vários modelos para smartphones e tablets com os cantos protegidos por material capaz de absorver o choque, que pode ajudar a evitar danos caso seu gadget tome um tombo.
Prepare-se para a limpeza
Por fim, prepare-se psicologicamente para ver chocolate, doce de leite e tinta guache espalhados pela tela de seu tablet. Na hora de limpá-lo evite qualquer coisa contendo álcool ou produtos de limpeza pesada, já que eles podem danificar a camada protetora sobre a tela.
tabletcrianca_iguy-580px.jpg
iGuy: acessório protege o tablet e diverte ao mesmo tempo
Em vez disso use um pano úmido e que não solte fiapos. E se precisar de algo mais pesado experimente uma mistura de uma parte de água filtrada ou destilada e uma parte de vinagre branco. Borrife uma pequena quantidade sobre o pano e passe sobre a tela. Eu uso essa receita faz tempo (também é ótima para limpar óculos!) sem nenhum efeito colateral, embora não seja algo recomendado pelos fabricantes. 
(PCWORLD)

Postar um comentário

0 Comentários