domingo, 10 de novembro de 2013

Cientistas conseguem fazer eletricidade com gás do efeito estufa

Cientistas divulgaram nesta terça-feira um novo método que produz energia com o uso de dióxido de carbono (CO2), um dos “vilões” do aquecimento global. Segundo os pesquisadores, a ideia é reaproveitar o gás produzido em termelétricas e outras chaminés ao redor do planeta.

Anualmente, as usinas termelétricas – que usam carvão, petróleo ou gás – produzem 12 bilhões de toneladas de CO2. Aquecimento industrial e residencial produz outras 11 bilhões de toneladas. O objetivo do grupo é que todo esse gás fosse reaproveitado de alguma forma.
A tecnologia desenvolvida utiliza o gás estufa e água ou outro meio líquido para produzir uma corrente de elétrons. “No final, nenhuma substância é produzida ou consumida. O CO2, contudo, ainda vai para o ambiente no final”, explica ao Terra Bert Hamelers,do Centro de Excelência para Tecnologia Sustentável e Água, em Wetsus, nos Países Baixos.
Segundo o cientista, a tecnologia deve ser barata, mas ainda é muito cedo para ter certeza. “O aspecto positivo é, obviamente, que o combustível (CO2) é gratuito.”
O estudo foi financiado por diversos fundos de pesquisa da Europa e Estados Unidos e foi divulgado pela Associação Americana de Química. Um artigo na publicação especializada Environmental Science & Technology Letters explica a técnica.
 (Fonte: Terra)