Dica: saiba como descarregar as fotos do seu smartphone Android

Se você é como eu provavelmente tem centenas, se não milhares, de fotos em seu smartphone. Mas você não deve deixá-las lá, afinal, se perder seu aparelho perderá também todas as imagens. Felizmente copiá-las para um PC ou enviá-las para um serviço online é fácil, e há vários métodos à sua disposição.

Via USB
O método “tradicional” para transferir arquivos de um PC para um smartphone, e vice-versa, é plugando o smartphone no PC usando um cabo USB.
O Windows trata um smartphone Android como se fosse uma câmera (em aparelhos com o Android 3.0 ou superior) ou um pendrive (em aparelhos com Android 2.3 ou mais antigo), e quando você pluga o aparelho no computador o sistema irá perguntar o que você deseja fazer. É possível “Abrir o dispositivo para exibir arquivos” e ver o conteúdo da memória do aparelho com o Windows Explorer, como se ele fosse um pendrive, ou importar as imagens automaticamente usando um aplicativo como o Fotos no Windows 8.
No OS X as coisas são um pouco mais complicadas. Se seu aparelho roda o Android 3.0 ou mais recente, é necessário um app gratuito da Google chamado Android File Transfer para transferir arquivos do smartphone para o computador. Ele é basicamente um gerenciador de arquivos simples, e uma vez instalado abre automaticamente sempre que você plugar seu smartphone a seu Mac, permitindo que você arraste e solte arquivos à vontade.
fotoandroid_filetransfer-490px.jpg
Android File Transfer permite acessar a memória interna de um smartphone Android em um Mac
O Android pode armazenar as imagens em dois locais na memória interna do aparelho, a pasta DCIM ou a pasta Pictures. As fotos provavelmente estarão na pasta DCIM (de “Digital Camera IMage”, um nome de pasta padrão nos sistemas de arquivos de câmeras digitais), talvez dentro de uma subpasta chamada Camera. Basta abrir esta pasta e copiar os arquivos lá dentro para o PC. Já os screenshots (capturas de tela), fotos do Instagram ou outras imagens criadas no aparelho estarão na pasta Pictures.
Note que se seu smartphone tem um cartão microSD você pode ter outras pastas DCIM e Pictures no cartão, com mais imagens.
Por e-mail
No Android é fácil mandar fotos por e-mail para si mesmo. Não é a melhor opção se você tem mais que três ou quatro imagens, mas está lá se você precisar usar. Abra o app Galeria e vá até o álbum que contém as fotos que você deseja compartilhar. Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela e em Selecionar item no menu que surge na tela.
fotoandroid_menushare-580px.jpg
O menu Compartilhar é a chave para enviar fotos do seu smartphone Android para vários serviços online
Selecione as fotos que deseja enviar para o computador e clique no ícone do Gmail na barra de ferramentas no topo da tela. Se o ícone não aparecer, clique no botão Compartilhar (que se parece com um V deitado) e selecione Gmail no menu (se Gmail ainda não aparecer na lista, clique em Ver todos). Você verá uma janela de composição de e-mail com as imagens já anexadas, agora é só prencher um endereço e enviá-las para onde quiser.
Google Drive
A Galeria também permite o upload de fotos para o Google Drive. E se você instalar o aplicativo do Google Drive em seu Mac ou PC, pode ter suas fotos e outros arquivos em seu smartphone automaticamente sincronizados com seu computador.
fotoandroid_googledrive.jpg
Você pode escolher para qual conta, e pasta no Google Drive, a imagem será enviada
Para mandar fotos para o Google Drive o processo é o mesmo do GMail, mas ao clicar no botão Compartilhar escolha a opção Drive no menu. Na janela que surge você poderá mudar o nome do arquivo, confirmar para qual conta no Google Drive ele será enviado e para que pasta. Depois basta clicar em OK para iniciar o upload.
Dropbox e outros serviços online
O Dropbox é outra boa opção para retirar fotos de seu smartphone. Instale um app do serviço em todos os seus computadores e aparelhos, e os arquivos em sua conta no serviço estarão sincronizados em todos eles. No Android o app do Dropbox se integra com a Galeria, e você pode compartilhar imagens exatamente da mesma forma que via Gmail ou Google Drive: selecione as imagens na Galeria, clique em Compartilhar, escolha a opção Adicionar ao Dropbox, indique para onde elas serão enviadas, clique em Adicionar e pronto.
fotoandroid_dropbox.jpg
O app do Dropbox permite sincronizar arquivos entre vários dispositivos, sejam PCs, tablets ou smartphones
Outro recurso legal do Dropbox é o Envio da câmera (Camera Upload), que automaticamente envia quaisquer fotos feitas com seu smartphone para sua conta no Dropbox, então você não precisa se preocupar em fazer o backup e upload manualmente. Este recurso pode ser ativado assim que o Dropbox é instalado, ou nas configurações do app: clique nos três pontos no canto superior direito da tela, em Configurações e em Ativar Envio da câmera. Você pode dizer ao app para só fazer o upload quando você estiver conectado a uma rede Wi-Fi, o que é útil para quem tem um plano 3G com tráfego limitado.
O Dropbox é um dos mais populares serviços de armazenamento e sincronização de arquivos no mercado, mas não é o único. Há alternativas como o Box, Microsoft SkyDrive ou Amazon Cloud Drive Photos. Todos eles se integram ao menu Compartilhar na Galeria do Android, embora os detalhes possam ser um pouquinho diferentes.
(IDG NOW)

Postar um comentário

0 Comentários