Um roteador Wi-Fi padrão poderá se tornar um "receptor inteligente" e registrar as pequenas alterações de sinais para traduzi-las em comandos acionáveis.
Enquanto a Microsoft “provoca” o público com controles de gestos tentadoramente avançados através do sensor Kinect de nova geração do Xbox One, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Washington desenvolveu uma forma de ativar o controle de gesto em todos os dispositivos que utilizam o roteador Wi-Fi em sua sala de estar.
O roteador Wi-Fi e a crescente variedade de dispositivos conectados já inundam sua casa com uma enxurrada de sinais que atravessam as paredes. Quando objetos sólidos - como, por exemplo, um ser humano – se movimentam, eles alterar ligeiramente a frequência do sinal Wi-Fi através do efeito Doppler. A equipa de investigação da Universidade desenvolveu uma maneira de transformar um roteador Wi-Fi padrão em um "receptor inteligente", para que ele possa registrar essas pequenas alterações de sinais e traduzi-las em comandos acionáveis.
A tecnologia, que a equipe apelidou de WiSee, tem sido usada para identificar nove gestos humanos distintos que vão desde um golpe de mão até um "boliche de corpo inteiro”. Pesquisadores descobriram que um único receptor pode reconhecer até cinco usuários diferentes quando equipado com uma antena múltipla que "sintoniza" em uma pessoa específica. No futuro, seu roteador saberá o que você está fazendo.
Já podemos jogar o Kinect fora?
A WiSee tem vantagens distintas sobre tecnologias de gestos como o Xbox Kinect. Em primeiro lugar, será mais simples e mais barata, uma vez que é uma adaptação de uma tecnologia que já temos. Além disso, a WiSee não exige que os usuários estejam na mesma sala que o dispositivo que desejam controlar, já que os sinais “viajam” facilmente através de paredes sólidas.
Do ponto de vista da aplicação, isso significa que qualquer aparelho eletrônico com Wi-Fi habilitado em sua casa pode potencialmente se tornar sensível a gestos e controlável a partir de praticamente qualquer lugar da sua casa. Assim, com pouco mais de um aceno de mão, os usuários serão capazes de acender ou apagar as luzes sem sair do sofá, aumentar o volume da TV no quarto ao lado ou abrir a garagem antes de sair.
E se você está se perguntando como impediria um vizinho ou um hacker de assumir o controle de seus dispositivos, a equipe prevê um gesto específico de repetição (uma espécie de senha de dança) que os usuários teriam que utilizar para entrar em seu sistema.
O próximo passo para a equipe de pesquisa é desenvolver a capacidade da WiSee de permitir aos usuários controlar vários dispositivos ao mesmo tempo. Enquanto esta tecnologia se desenvolve, nós poderemos ser capazes de controlar toda uma casa cheia de tecnologia com pouco mais do que um golpe de mão.
Assista abaixo ao vídeo de apresentação da WiSee:
(COMPUTERWORLD)
0 Comentários
Olá, agradecemos sua visita. Abraço.