Estações de recarga para veículos elétricos podem ser obrigatórias no Brasil em 2014

O EcoD já noticiou uma série de matérias a respeito dos carros elétricos, não é mesmo? Quando o assunto é o desenvolvimento desses veículos menos poluentes aqui no Brasil, a realidade mostra que o país ainda engatinha, principalmente por conta da falta de incentivos governamentais

 recarga-ecod.jpg
Em algumas regiões do mundo, as autoridades implementaram medidas para ajudar a mudança tecnológica no setor de transporte em áreas urbanas
Foto: add1sun

A novidade é que um projeto de lei de autoria dos deputados Heuler Cruvinel (PSD-GO) e Onofre Santo Agostini (PSD-SC) quer obrigar as concessionárias a instalar pontos de recarga para esses automóveis em vias públicas, além de ambientes residenciais e comerciais.

O Projeto de Lei 4751/12 também exige que os órgãos federais definam as normas técnicas para esses pontos de carregamento, considerando as constantes mudanças tecnológicas no setor.

Cruvinel e Onofre afirmaram que o objetivo é atualizar o mercado brasileiro com as mudanças do setor de transporte urbano, principalmente em uma iniciativa tão importante como a do carro elétrico, que trará melhorias para o meio ambiente com a redução da emissão de gás carbônico.

Na Suíça, França, Reino Unido e na Califórnia (EUA), as autoridades implementaram medidas para ajudar a mudança tecnológica no setor de transporte em áreas urbanas.
"Acredito que o legislador deve ter um papel importante no incentivo desse importante e promissor mercado que visa aprimorar o uso da energia ecologicamente correta", destacou Cruvinel.

Para Onofre, outro fator importante que o texto trará é a questão de segurança energética, com a consequente diminuição da exploração do petróleo e seus derivados. O parlamentar afirmou que as empresas concessionárias do serviço de energia elétrica serão as responsáveis pela instalação dos pontos de recarga.

Justificativa da obrigação

"Com as mudanças no setor de energia do país, a criação de um mercado cada vez mais forte de veículos elétricos ou híbridos é viável. O Brasil, como um dos quatro maiores mercados consumidores e produtores de veículos, não pode se eximir desse grande mercado em potencial. Ninguém vai investir se não há a obrigatoriedade da criação desta infraestrutura", concluiu o parlamentar catarinense.

A proposta em caráter conclusivo será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano, de Minas e Energia, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser encaminhada para o Senado, o que pode acontecer até o final de 2013.
O Brasil ganhou seu primeiro posto de recarga de veículos elétricos em 10 de junho de 2009. O Eletroposto foi inaugurado pela Petrobras, no Rio de Janeiro, com a proposta de oferecer recarga de veículos elétricos a partir de energia solar.
(ECOD)

Postar um comentário

0 Comentários