Saiba como descartar seu lixo eletrônico

Você já teve dúvidas sobre o que fazer com o seu lixo eletrônico? 

mouse
O lixo eletrônico pode se transformar em um grave problema para o planeta e para a nossa saúde se descartado de forma inadequada/Foto: 
makelessnoise

Os problemas causados pelo descarte inadequado de computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos não são novidade para ninguém. Mas eles podem ser resolvidos ou pelo menos minimizados com ações conscientes de governo, fabricantes e consumidores.

Governo

O Congresso Nacional está votando o Projeto de Lei 1991 de 2007 sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Se aprovada, essa lei será a mais importante ferramenta legislativa para criar, cobrar e fomentar programas de gestão dos diversos tipos de resíduos sólidos do país.

Nela, o lixo eletrônico seria classificado, respectivamente, como resíduo sólido especial e reverso. Isto significa, nos termos da lei, que o material eletroeletrônico descartado deveria passar pelo programa de logística reversa do fabricante e somente depois por um procedimento diferenciado de manejo e disposição final.

Fabricantes

Segundo a nova resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que entrou em vigor em outubro de 2008, estabelecimentos de venda de produtos como pilhas e baterias devem disponibilizar coletores onde os consumidores poderão depositar seu lixo eletrônico.

O material recolhido será encaminhado aos fabricantes e importadores que, por sua vez, serão responsáveis pela reciclagem, ou, quando não for possível, pelo descarte definitivo em aterros sanitários licenciados.

Diversas empresas do ramo já estão se adequando ou já incorporaram o descarte responsável em suas ações. Claro, Dell, HP, Motorola, Nokia, Sony Ericsson, TIM e Vivo são exemplos que recebem de seus clientes os produtos inutilizados.

Consumidor Empresa

Uma boa maneira de ajudar a reduzir o lixo eletrônico que acabaria inadequadamente em aterros sanitários mundo afora, e ainda melhorar a imagem da sua empresa, é encaminhar todo o seu descarte eletrônico para recicladoras especializadas. Elas estão espalhas pelo Brasil. Confira algumas dessas empresas e se informe de outras presentes na sua cidade:
Consumidor individual

Você é um dos grandes responsáveis por todo o processo. É você quem irá comprar com consciência, descartar adequadamente seus resíduos e ainda cobrar de empresas e governanças as medidas adequadas para tratar do tema. Mas não se sinta pressionado, é possível ser um consumidor responsável com pequenas e importantes ações.

Toda vez que for descartar um produto eletrônico, como um celular, mp3 ou computador, ao invés de jogá-lo no lixo, leve-o ao fabricante e devolva. As empresas ainda não são obrigadas a aceitar todos os produtos eletrônicos, mas muitas já o fazem e de muita boa vontade.

Caso a marca que você comprou seu produto não o aceite de volta na hora do descarte, fique de olho! Isso demonstra o grau de comprometimento e responsabilidade daquela empresa com seu cliente e com o meio ambiente. Portanto avalie se eles merecem sua confiança na próxima compra. Também sempre entre em contato com o órgão de limpeza da prefeitura da sua cidade e peça informação de onde e como deverá descartar seu lixo eletrônico.

ECOD)

Postar um comentário

0 Comentários